Data de Hoje
20 April 2024

Possível ida de Neymar ao PSG causa alvoroço no mundo do futebol

Seria isso mais um jogo de blefe, após as tentativas parisienses frustradas de contratar o craque brasileiro no ano passado? Entenda

O número do dia no mercado de transferências é ‘200’: O Barcelona garantiu nesta terça-feira ter “200% de certeza” que Neymar permaneceria no clube catalão, num momento em que diversos veículos da imprensa afirmam que o PSG estaria disposto a pagar mais de 200 milhões de euros pelo brasileiro.

Seria isso mais um jogo de blefe, após as tentativas parisienses frustradas de contratar o craque brasileiro no ano passado? Naquela ocasião, as negociações entre Neymar e PSG resultaram numa prolongação de contrato do jogador com o Barça até 2021, com direito a aumentou salarial.

“Não vamos refazer o ‘Neymar show’, ele tem um multa enorme, precisamos ser realistas”, afirmou ao diário esportivo francês L’Équipe uma fonte próxima ao clube francês.

 

Tudo (re)começou nesta segunda-feira, com uma matéria no diário esportivo catalão Sport explicando que Neymar estaria se sentindo “desconfortável” no Barça. Gianluca Di Marzio, jornalista do Sky Sport Italia, afirmou nas redes sociais que o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, está disposto “a pagar a cláusula para rescisão de contrato com o Barcelona”, que chegaria a 222 milhões de euros.

 

O Sport lembrou também de declarações prudentes do próprio Neymar em 10 de julho, quando estava de férias no Brasil: “Quem sabe o que vai acontecer amanhã. Eu me adaptei bem, mas tudo pode acontecer. Quem sabe…”.

 

Oficialização em “duas semanas”?

 

Nesta terça-feira, o assunto foi pauta de capa dos três principais jornais esportivos espanhóis, algo extremamente raro. O Marca escreve: “PSG disposto a pagar cláusula se Neymar concordar: 222 milhões”, com um salário de 30 milhões de euros anuais. Segundo o jornal As, “Neymar flerta com PSG” e seu pai viajará à França nos próximos dias para negociar com Al-Khelaifi. O Sport insiste: “PSG está atrás de Neymar”.

 

No embalo, a imprensa brasileira também confirma os boatos. O jornalista Marcelo Bechler, do Esporte Interativo, cravou que Neymar “aceitou a proposta do PSG” e que o anuncio oficial será feito “em duas semanas”, em final de julho ou inicio de agosto, alguns dias depois do amistoso entre Barcelona e Real Madrid, em Miami (29 de julho).

 

Único veículo a negar a possível transferência é o jornal catalão Mundo Deportivo, que afirma em seu site que Neymar “não deixará” o clube: “O pai do atacante comunicou que o jogador não tem a menor intenção de ir embora”.

 

Com a palavra, a diretoria do Barça

 

O craque de 25 anos estaria de saída? “Tenho 200% de certeza que não”, afirmou o vice-presidente do clube, Jordi Mestre, nesta terça.

 

‘Os outros estão chegando’

 

Do lado do PSG, “o clube não comenta qualquer rumor de transferência ao longo desta janela”, se limitou a responder a entidade à AFP.

 

Os céticos se perguntam porque Neymar iria jogar num clube que ele humilhou na Liga dos Campeões (ele foi o algoz do famoso 6-1, nas oitavas de final da Champions no ano passado). Mas muitos motivos podem levar o brasileiro a Paris. Primeiramente, ele se afastaria de um país que quer julgá-lo por sonegação fiscal e fraude.

 

Em seguida, caso realmente recebesse 30 milhões de euros por ano, dobraria seu salário atual e se tornaria o segundo jogador mais bem pago do mundo (atrás dos 38 milhões de euros pagos a Carlos Tevez na China), mais até do que os intocáveis Cristiano Ronaldo (23,6 milhões no Real Madrid) e Lionel Messi (20 milhões no Barcelona).

 

Outro elemento que fortalece a teoria de uma transferência é a chegada em Paris de Daniel Alves, seu ex-companheiro de Barcelona e um de seus melhores amigos, além da quantidade de brasileiros no vestiário do PSG (Marquinhos, Thiago Silva e Lucas).

 

Durante a apresentação de Daniel Alves, na semana passada, Al-Khelaifi já havia deixado indícios do que estaria por vir: “Estamos apresentando nosso primeiro grande campeão, mas outros estão chegando, a janela só fecha em 31 de agosto”.

 

Neymar conquistou todos os títulos possíveis com o Barça, mas, para conquistar a tão sonhada Bola de Ouro (3º em 2015), o brasileiro terá que sair da sombra de Messi.