Data de Hoje
18 October 2021

Postos de Salvador realizam teste rápido para detecção de tuberculose

Pacientes podem fazer o exame nos postos de saúde da capital baiana.

Campanha nacional de combate à doença começa nesta sexta-feira (23).

Tuberculose

Um evento, que acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 14h, na Praça da Revolução, no bairro de Periperi, na capital baiana, marca a implantação do teste rápido para detecção da tuberculose nos postos de saúde da capital baiana. Na ocasião, será dado início oficial à campanha nacional de combate à tuberculose em  Salvador .

O serviço permitirá que os pacientes com suspeita da doença possam ser diagnosticados com mais rapidez, facilitando o tratamento. De acordo com a Secretaria de Saúde de Salvador, o exame fica pronto em duas horas, mas o paciente tem acesso ao resultado no dia seguinte após realização do mesmo. O Gene Xpert, como é denominado o teste, tem sensibilidade de 99%, o que significa maior exatidão, evitando que a pessoa receba um resultado negativo, mesmo tendo a doença.

Atualmente, o diagnóstico se dá com auxílio de um exame chamado baciloscopia de escarro, cujo resultado é dado entre 24 e 48 horas, ou através da cultura dos bacilos, que leva de 30 a 60 dias para fornecer resultado com margem de precisão de 60%.

O exame poderá ser realizado em qualquer unidade de saúde básica da capital baiana, o que não inclui as Unidades de Pronto Antedimento (UPA). Salvador é a terceira capital do país em número de casos de tuberculose. Em 2013, foram notificados 2.566 pacientes. Este ano já são 714 novos casos.

Facebook Comments