Data de Hoje
27 April 2024
Foto: Arquivo Click Notícias

Prefeito apresenta detalhes da Operação Chuva para 2016

O prefeito ACM Neto apresentou nesta segunda-feira (29), os detalhes da Operação Chuva 2016 e do funcionamento da nova Defesa Civil de Salvador (Codesal). Na ocasião, foram assinados os decretos que instituem a Operação Chuva, o Comitê Interinstitucional de Ações de Emergência e estabelece o novo Regimento Interno da Codesal.

A Operação Chuva este ano contará com duas etapas, denominadas de Preparatória e de Alerta. A etapa Preparatória, já iniciada, conta com ações preventivas que reforçam a ação da Prefeitura realizada durante todo o ano para redução dos riscos provocados pelo período chuvoso. Além disso, serão utilizadas novas tecnologias, como o uso de mantas para revestimento de encostas, mais resistentes do que as lonas comuns e que permitirão maior velocidade e rapidez na proteção de áreas de risco.

Dentre as atividades preventivas estão limpeza de canais, córregos e bueiros, vistoria e poda de árvores em risco de tombamento, entre outros. Além disso, serão realizados trabalhos de mobilizar para sensibilizar moradores de áreas de risco. A etapa de Alerta será realizada de abril a julho e contará com a mobilização de todos os órgãos da Prefeitura, sendo que as pastas estratégicas terão atuação 24 horas e capacidade de atuação rápida para resposta e socorro em caso de desastre. Nessa fase prosseguem as ações preventivas para reduzir os efeitos do período chuvoso na cidade.