Data de Hoje
29 March 2024

Prefeito entrega escolas e transfere gestão para região do Cabula/Tancredo Neves

O prefeito ACM Neto e toda a equipe de trabalho fecham a semana com mais uma edição do Gabinete da Prefeitura em Ação, dessa vez na região administrativa do Cabula/Tancredo Neves. A transferência da estrutura municipal para a área foi oficializada pela manhã, durante a reinauguração da Escola Municipal de São Gonçalo do Retiro, que foi completamente reconstruída pela atual gestão.

07_08_15_Pref ACM Neto_Gab Prefeitura Cabula_foto Valter Pontes_AGECOM8

Fotos: Divulgação | Agecom

A unidade de ensino recebeu investimento de R$ 2,5 milhões para acomodar com mais conforto e dignidade seus mais de 370 alunos. A unidade funcionava em estruturas pré-moldadas e, agora, conta inclusive com elevador, melhorando a acessibilidade dos alunos portadores de deficiência física. A quadra poliesportiva também foi entregue. A nova unidade possibilitou o atendimento na área de pré-escola, do Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Antes da cerimônia, o prefeito ACM Neto ouviu a reivindicação de um grupo de moradores que solicitavam a construção do posto de saúde de São Gonçalo do Retiro. “Estamos apenas aguardando a liberação dos recursos do Ministério da Saúde, que já autorizou o projeto de construção do posto. Já estivemos duas vezes em Brasília pedindo esse recurso e se nada for resolvido vou autorizar a Secretaria Municipal de Saúde a realizar a obra com recursos próprios”, assegurou.

Após a bênção do padre Maurício, pároco do bairro, o diretor da escola, Leandro Nascimento, que também é membro do Fórum de Gestores da Educação, agradeceu pela reforma e lembrou que a escola tem o papel de transformar vidas. “Hoje um ex-aluno está estudando medicina e os filhos dele estudam aqui. Isso é um exemplo da qualidade da educação que é desenvolvida aqui no São Gonçalo do Retiro”, relatou.

07_08_15_Pref ACM Neto_Gab Prefeitura Cabula_foto Valter Pontes_AGECOM14

Estrada das Barreiras – Em seguida, outra escola municipal foi reinaugurada, desta vez a Professora Anfrísia Santiago, na Estrada das Barreiras. A reforma contou com investimento de R$ 570 mil e envolveu substituição das telhas, remoção do piso original para implantação de outro de alta resistência, substituição de revestimento cerâmico e esquadrias, além de revisão elétrica, hidráulica e pintura. A unidade atende a 507 alunos da pré-escola, Ensino Fundamental e EJA.

Nas inaugurações, o prefeito ACM Neto destacou a entrega de quase 90 escolas novas ou recuperadas desde 2013, além de reforçar que a melhoria nas estruturas reflete no aumento da eficiência do ensino e aprendizado. “Estamos colocando a educação como prioridade em Salvador”, afirmou. O secretário da pasta, Guilherme Bellintani, ressaltou que já foi feita a renovação de 25% da rede, pensando nas necessidades de agora. “As escolas foram construídas no século passado e, aos poucos, estamos reestruturando a rede para as novas necessidades como, por exemplo, itens de acessibilidade”.

A programação da manhã foi encerrada na sede da Prefeitura-Bairro do Cabula/Tancredo Neves, na Rua Silveira Martins, com reuniões de avaliação e de acompanhamento de demandas envolvendo os gestores, conselheiros e lideranças comunitárias. As atividades têm prosseguimento à tarde com reinauguração de praças e campos de futebol e anúncio de obras a serem realizadas na região através do programa Salvador Bairro a Bairro. Essa é a quarta vez que toda a estrutura da gestão é transferida para uma região. Já foram beneficiadas com a iniciativa as áreas do Subúrbio, Cajazeiras e Pau da Lima.