Data de Hoje
18 April 2024

Prefeitura abre inscrições para curso preparatório e gratuito para o Enem

Estão abertas as inscrições para o Ingressar, programa da Prefeitura que oferece bolsas gratuitas em cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A atividade é oferecida através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e vai contemplar mil estudantes nesta edição. Ao todo serão 320 horas de aula ministradas por professores renomados.

 

As inscrições seguem até as 23h59 do próximo dia 01 através do site ingressar.salvador.ba.gov.br, onde o candidato fará sua inscrição em duas etapas: primeiro, preencher as informações no site e depois, presencialmente, apresentar original com cópia dos documentos solicitados para confirmar a inscrição. Os alunos classificados iniciarão as aulas no dia 24 de julho, em entidades parceiras da iniciativa.

 

Poderão se cadastrar no Ingressar jovens entre 16 e 29 anos que estejam matriculados ou sejam egressos das seguintes situações: 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino; bolsista integral em escola particular no ensino médio; ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) equivalente ao 3° ano. É preciso ainda estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) e residir em Salvador.

 

Acesso ao ensino superior – A proposta do projeto é auxiliar os jovens na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outros vestibulares, facilitando o acesso do público ao ensino superior. O curso preparatório também inclui revisão e dicas sobre o processo seletivo para o exame.

 

“O Ingressar é uma política pública da Prefeitura Municipal de Salvador que combate à exclusão social e objetiva contribuir que a juventude, em situação de vulnerabilidade, tenha condições de concorrer minimamente em pé de igualdade com os demais, incluindo cada vez mais jovens no Exame Nacional do Ensino Médio. Na pandemia a desigualdade se aprofundou, muitos não tiveram recursos para se adaptar ao ensino on-line e através do Ingressar eles terão bolsas 100% gratuitas em cursinhos pré-vestibulares. ”, declara a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo.

 

Em 2018, quando o programa foi lançado, foram ofertadas 400 vagas em cursinhos preparatórios. Em 2019 a oferta de vagas dobrou sendo disponibilizadas 800 vagas no Ingressar. Em 2020, por força da pandemia de Covid-19, o curso preparatório não foi realizado. Já em 2021 o Ingressar foi realizado no formato de videoaulas, em TV aberta, com aulão de revisão ao final da iniciativa, retornando ao formato inicial em 2022.