Data de Hoje
28 March 2024
Foto: Maína Diniz

Prefeitura amplia número de postos com vacina da gripe

Foto: Maína Diniz

BAHIA BA

Mais oito postos de saúde em Salvador vão reforçar a oferta da vacinação contra a gripe a partir desta quarta-feira (15). Sendo assim, a população pode acessar 24 postos distribuídos nos 12 distritos sanitários da cidade.

Podem buscar o imunizante, exclusivamente, o público elegível da estratégia, composto por trabalhadores da saúde, crianças entre seis meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Os postos também estão aplicando a 2ª naquelas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021.

Esse ano, pouco mais de 416 mil pessoas receberam a vacina contra gripe em Salvador, número considerado abaixo do esperado, já que corresponde a apenas 58% de cobertura do público-alvo. A meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é imunizar pelo menos 90% do público elegível que reside na cidade.

De acordo com a Diretoria de Vigilância e Saúde da pasta, até o momento, 77 casos de influenza foram contabilizados esse ano na cidade. Desse total, 74 foram notificados entre o final do mês de novembro e início de dezembro.

“São casos predominantemente do vírus da influenza H3N2 que estão circulando de maneira mais intensa desde o final de novembro. Por esse motivo ligamos o sinal de alerta e estamos convocando a população prioritária para realizar a vacinação e ampliar o percentual de cobertura vacinal. Com isso, esperamos conter o avanço dos casos e quebrar a cadeia de transmissão na capital”, afirmou a diretora de Vigilância e Saúde, Andréa Salvador.