Data de Hoje
19 April 2024

Prefeitura anuncia medidas de estímulo econômico para área da cultura em Salvador

O prefeito ACM Neto anunciou hoje (18), durante transmissão online, medidas econômicas para auxiliar a área da cultura após impactos da pandemia de coronavírus. Será direcionado um apoio emergencial de R$ 18 milhões para grupos culturais, via Lei Aldir Blanc, com a cobrança de contrapartida por meio de atividades culturais.

A prefeitura vai destinar R$ 2,8 milhões a editais que serão lançados para a Fábrica de Musicais, do Teatro Gregório de Mattos, Espaços Culturais Boca de Brasa, ocupação e dinamização dos demais espaços da Fundação Gregório de Mattos, além do Selo João Ubaldo, voltado para a produção literária.

Serão feitas ainda intervenções urbanas e construção de equipamentos culturais, com roteiro de arte no Comércio, nova biblioteca Denise Tavares, novo Boca de Brasa Cajazeiras, além de obras de artes em edificações, que serão cobradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

O pacote também envolve criação de ações estruturantes com impacto de médio e longo prazo na cidade, como implantação de cineclubes, Projeto Salvador Filmes (ainda não detalhado pelo prefeito), e a iniciativa Cinema na Praça, com atividades audiovisuais em praças públicas.

Haverá ainda uma mudança na lei do Viva Cultura, com abatimento no imposto do valor de cada projeto passando de 80% para 90%. Também será isenta a cobrança a grupos culturais para apresentações online ou presenciais até o final de 2021 para equipamentos da FGM.

Fonte: Metro1