Data de Hoje
16 April 2021
Foto: Reprodução

Prefeitura de Itabuna, no sul da BA, decreta emergência por causa da seca

Segundo Defesa Civil, 37 mil pessoas são afetadas pela estiagem na cidade.

Decreto vale 180 dias e possibilita receber apoio do governo federal.

A prefeitura de Itabuna, no sul da Bahia, decretou situação de emergência no município por conta da seca que atinge a cidade há mais de 120 dias. O decreto foi assinado na terça-feira (2). Segundo a Defesa Civil estadual, 37.190 pessoas são afetadas pela estiagem no município. Até esta quinta-feira (3), o órgão contabiliza 151 cidades em emergência devido à seca, com 1.512.220 pessoas prejudicadas no estado.

O decreto de situação de emergência em Itabuna, com validade de 180 dias, autoriza as autoridades administrativas e agentes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil a providenciar a captação de água em propriedades particulares urbanas e rurais para distribuir à população.

De acordo com a prefeitura de Itabuna, a seca atinge principalmente as nascentes dos rios Almada, Cachoeira e Colônia, que abastecem a cidade O decreto de emergência pretende minimizar os estragos causados pela falta de chuvas e possibilitar ao município buscar apoio junto aos governos estadual e federal.

Segundo o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, a estiagem prejudica diretamente a coleta, tratamento e distribuição de água potável para a população. “Sem falar no comprometimento da normalidade do funcionamento de diversos equipamentos e estabelecimentos públicos que prestam serviços essenciais como hospitais, escolas, creches e clínicas médicas”, afirma o prefeito.

Por G1 BA
Facebook Comments