Data de Hoje
1 May 2024

Prefeitura de Salvador inaugura praça no Itaigara

Foi inaugurada nesta quarta-feira, 25, a praça Joaquim Nery Souza, localizada no bairro do Itaigara, em Salvador. O equipamento público fica ao lado da unidade Nobel do Colégio Sartre, próximo à rua João Varela. Segundo a prefeitura, o investimento total das intervenções realizadas foi de R$ 375 mil.

Com 1.902 m² de área, a praça dispõe de parque infantil com casas de Tarzan, cavalinhos, gangorras, balanços, escorregadores, além de miniquadra para golzinhos, mesa de pingue-pongue, futmesa, paraciclos, amarelinha e anfiteatro para realização de apresentações artísticas e culturais. Há também bancos, mesas e academias de saúde com diversos aparelhos para atividades físicas.

A pavimentação possui piso tátil voltado a facilitar a locomoção de deficientes visuais. Também foram instaladas cinco rampas para a mobilidade de cadeirantes e portadores de necessidades especiais. A iluminação pública do entorno foi reforçada por 34 pontos e dois projetores com tecnologia em LED.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Bruno Reis destacou que o nome da nova praça é uma homenagem à Joaquim Nery Souza na capital e no interior da Bahia. Falecido em 2013, Nery foi servidor público e exerceu mandato de prefeito na cidade de Jaguaquara entre 1966 a 1969.

Os familiares do homenageado também estiveram no evento. “A prefeitura desenvolveu esse projeto que avaliamos muito especial. Essa construção foi pensada ainda antes da pandemia e após a conclusão das obras ela teve que ficar fechada. Hoje a estrutura já vem sendo usada por toda a comunidade”, frisou o empresário Aloysio Adolfo Nery, um dos filhos de Joaquim, por meio de nota divulgada pela Secom.

Na ocasião, foi entregue um protocolo para a adoção da praça, iniciativa que permite que a própria comunidade local se torne corresponsável pela manutenção e benfeitorias do espaço.

Segundo a prefeitura, mais de 500 praças foram recuperadas desde 2013, e todas elas têm os mesmos materiais, equipamentos e brinquedos, independente de qual seja a localidade.

A tarde

Foto: Divulgação