Data de Hoje
22 October 2021

Prefeitura doa 220kg de frutas apreendidas para instituição

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) doou 220 kg de frutas ao Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec), localizado no bairro do Engenho Velho da Brotas, em ação realizada nesta segunda-feira (14). A medida foi viabilizada através do Setor de Guardas e Bens Apreendidos (Segub). O material havia sido apreendido pelos fiscais da Semop no sábado (12), em diligência realizada na Avenida Sete de Setembro, nas proximidades do Corredor da Vitória. As frutas eram comercializadas de forma irregular, em uma banca armada sobre um passeio, na via principal.
 
O dono das mercadorias possui licença para atuar em barraca desmontável em uma das transversais da avenida e já havia sido notificado por fiscais do órgão por não cumprir as determinações expedidas pela Prefeitura no ato de concessão da licença. Durante a ação foram apreendidos 144 kg de banana, 20 kg de mamão, 33 kg de batata-doce, 20 kg de tangerina e 7 kg de massa de tapioca. Os itens ficam à disposição do Segub, mas, como não foram resgatados pelo proprietário no prazo estabelecido até as 10h30 da manhã desta segunda, as frutas foram doadas para o Naspec. Após a apreensão, os materiais retirados das ruas são encaminhados ao Segub, na Avenida San Martin, e aguardam retirada por parte dos proprietários.
 
Segundo o chefe do Segub, Paulo Oliveira, a distribuição dos alimentos obedece a critérios rigorosos de inspeção, como testes de qualidade, disponibilidade para consumo e avaliação do estado de conservação de cada peça. Alimentos e demais perecíveis têm um prazo de 24h para retirada por conta do risco de estragarem se armazenadas por muito tempo. “Fazemos a triagem tanto para os materiais como para o cadastro de entidades beneficiadas. Os alimentos são testados e têm o prazo de validade verificado, para ver se estão adequados para consumo. Em relação às instituições, precisamos ser criteriosos para doar a quem realmente necessita”, explica Oliveira.
Naspec1
 
Beneficiados – A direção do Naspec agradeceu a doação da Prefeitura e compartilhou um pouco da luta da instituição. “Essa ajuda da Prefeitura surge em muito boa hora, já que todos os custos são assumidos por nós, inclusive o compromisso de distribuir centenas de refeições diárias. Por esse motivo, a doação de gêneros alimentícios é muito importante para a instituição. Nosso foco incide em oferecer cuidados paliativos para pacientes oncológicos. A missão do Naspec é prestar pleno apoio a adolescentes, adultos e idosos carentes e com câncer dos 417 municípios da Bahia, dando orientação e apoio logístico aos doentes, sem discriminações. A instituição dispõe de 72 leitos, além de enfermarias, refeitório, sala de entretenimento, copa, cozinha e acomodações para acompanhantes”.
Naspec2
 
Para ter acesso às doações do Segub, a instituição deve se cadastrar diretamente na sede do órgão, na Avenida San Martin, s/n, ao lado do prédio da Guarda Municipal. Os interessados podem ainda ligar para o telefone 3244-2349, para ter acesso a informações sobre documentação necessária e horários de funcionamento.
Fonte: ACEGOM/ Foto: Reprodução:Naspec
Facebook Comments