Data de Hoje
24 April 2024

Prefeitura e Unicef Brasil discutem ações de proteção às crianças e adolescentes de Salvador

Fotos: Adam Vidal/ Secom

A Prefeitura de Salvador e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil discutiram nesta quinta-feira (13) ações de proteção às crianças e adolescentes da capital baiana e reafirmaram a parceria entre o município e a organização, que promove direitos e o bem-estar voltados à infância em todo o mundo.

No encontro, realizado na sede da Prefeitura, o novo representante do Unicef no Brasil, Youssouf Ould Abdel-Jelil, e a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, discutiram resultados e experiências das ações da Agenda Salvador Unicef, que desde o ano passado fortalece políticas públicas com foco nas crianças e adolescentes do bairro de Valéria. Também estiveram presentes Helena Oliveira, Chefe do Escritório do Unicef em Salvador e o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional, João Vitor Queiroz.

“A agenda Salvador Cidade Unicef é um modelo para todo o país. Esse compromisso firmado ano passado, focado nas crianças e adolescentes do bairro de Valéria, já traz resultados positivos no que diz respeito ao empoderamento e autoestima da juventude desse local, que sempre foi vista de forma negativa. Com o movimento ‘Valere-se’, hoje temos jovens inspirados e capazes de mobilizar outras pessoas. O projeto foi capaz de entender a alma do local, perceber as necessidades e anseios da população e ampliar acessos estruturados voltados a meninos e meninas do bairro. Essa parceria com a organização possibilitou a criação de estratégias para os mais vulneráveis, e, através de um projeto piloto, já temos experiências que nos dão esperança”, avaliou a vice-prefeita.

Além da discussão em torno do programa Agenda Salvador Unicef, futuras iniciativas a serem implantadas em conjunto também foram discutidas, e o novo representante da organização reforçou o compromisso com a capital baiana.

“Ontem, estivemos em Valéria e nos alegrou muito ver os avanços da Agenda Cidade Unicef por lá, incluindo a parte de inclusão socioprodutiva de adolescentes e jovens. Temos a certeza de que o projeto vai trazer impactos positivos para meninas e meninos que aqui vivem, e pode ser um ótimo exemplo para outras capitais e para outros países. Reafirmo aqui o compromisso do Unicef com a Prefeitura de Salvador e toda sua equipe para contribuir com a garantia dos direitos de cada criança e cada adolescente”, disse Youssouf Abdel-Jelil.

A secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, afirmou que a parceria da UNICEF com a cidade de Salvador é de longas datas. “Os projetos que já atuamos fomenta ações em prol da primeira infância, na área da juventude e mais recentemente no Programa Agenda Cidade Unicef, no bairro de Valéria. Com certeza uma referência nacional, uma boa prática a ser compartilhada. A vinda de Youssouf Ould Abdel-Jelil irá fortalecer ainda mais a nossa atuação em conjunto”, salientou.

A Agenda Cidade Unicef é uma iniciativa realizada em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. A iniciativa é realizada por meio de estratégias integradas, que ajudam a reduzir e prevenir violências no dia a dia de crianças e adolescentes, integrando metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção, Inclusão Socioprodutiva) e promovendo a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.