Data de Hoje
20 April 2024

Prefeitura entrega 100 imóveis reformados pelo Morar Melhor em Vista Alegre*

Gotos: Valter Pontes/ Secom_

_Reportagem: Joice Pinho/ Secom_

A noite de quarta-feira (14) foi de festa para famílias da comunidade de Vista Alegre que foram contempladas com a reforma de 100 imóveis que estavam em situação de precariedade. Recepcionado ao som do Samba Junino, o prefeito Bruno Reis fez a entrega dos imóveis aos moradores acompanhado da gerente do programa, Cristiane Araújo, dentre outras autoridades municipais e lideranças locais.

O prefeito destacou que o investimento municipal previsto para o programa este ano é de R$87 milhões. “São recursos da Prefeitura. Hoje, fazemos tantas obras, ações e projetos porque aplicamos bem os recursos e eles se multiplicam. A cidade tem avançado e, até o final de 2024, vamos passar de 50 mil unidades reformadas, fazendo com que as pessoas tenham dignidade e fiquem nos seus bairros”, afirmou.

 

Bruno Reis salientou que o Morar Melhor tem possibilitado dias mais felizes para os beneficiados. Já são mais de 40 mil residências reformadas na capital baiana “Com esse trabalho a gente consegue tocar no coração das famílias. Aqui a gente vê uma série de programas e serviços que fizeram com que a nossa cidade melhorasse muito nos últimos anos, mas a gente precisava de um programa que trouxesse dignidade às famílias. Não há nada de mais precioso para as famílias do que a sua casa. Só quem mora em uma casa que sofre com goteiras no período de chuva ou com insalubridade sabe a dificuldade que é”, detalhou.

 

*Mudando para melhor* – Esta é a primeira vez que o programa Morar Melhor, que promove a mudança de vida dos soteropolitanos sem que eles tenham que sair de onde residem e de onde estão fincadas suas histórias, contempla o bairro de Vista Alegre.

 

A dona de casa Maria José Pereira Teles, 57 anos, teve a casa onde mora há 29 anos reformada pelo programa. Ela tem quatro filhos e quatro netos e contou que agora o espaço vai poder receber com conforto seus familiares nos finais de semana e nas celebrações em família. “Eu não tinha nem porta no banheiro, mas sempre pensava que um dia eu ia conseguir essa benção. Só tenho a agradecer por ter o sonho da reforma de minha casa realizado, pois eu nem esperava. Eu me sinto em um palácio e o difícil agora é querer sair. Só quero aproveitar meu cantinho”, contou.

 

*Balanço* – Gerido pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), apenas este ano o programa já entregou aproximadamente 3 mil imóveis reformados na capital. Desde o início do programa, em 2015, mais de 40 mil famílias da capital baiana já tiveram suas residências transformadas pela Prefeitura.

 

Por meio do programa, são executados nos lares serviços de acordo com a escolha e indicação dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário.

 

Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.