Data de Hoje
26 April 2024
Prefeito ACM Neto_Reinauguração Centro de saúde em Águas Claras/FotoAgecom

Prefeitura entrega centro de saúde em Águas Claras completamente reformado

Com a primeira reforma realizada desde a inauguração em 2004, o Centro de Saúde Nelson Piauhy Dourado foi entregue completamente recuperado e ampliado pela Prefeitura nesta segunda-feira (21), em cerimônia que contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, além de autoridades, funcionários do posto e a população. Única estrutura de demanda aberta da região de Cajazeiras, a unidade de Atenção Básica localizada em Águas Claras conta com 57 profissionais que atendem a uma média de 700 pessoas por dia.

“Esta é a principal unidade da região de Cajazeiras, que atende também aos moradores de Pirajá, e que nunca havia passado por reforma desde a inauguração. Com esta entrega, chegamos à 10ª unidade de saúde entregue reformada na localidade desde 2013, faltando apenas as intervenções do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para completarmos 100% das estruturas de saúde municipais completamente recuperadas na região”, ressaltou o secretário Rodrigues Alves.

2015-12-21_Prefeito ACM Neto_Reinauguração Centro de Sáude Nelson Piauhy_Águas Claras_Foto Max Haack_Agecom_1

Prefeito ACM Neto centro de saúde Águas Claras/Foto reprodução Max Haack-Agecom

O gestor ainda revelou o esforço da administração municipal em cumprir com os investimentos em meio à crise econômica que assola o país e o atraso no repasse de recursos do governo federal para Salvador. “Somente neste mês de dezembro, a saúde municipal está recebendo R$48,5 milhões a menos de repasse e, mesmo assim, o pagamento do salário e décimo-terceiro dos trabalhadores estão garantidos”, pontuou.

O prefeito ACM Neto fez um balanço das ações e investimentos na área de saúde e infraestrutura na cidade, ao lembrar que esta é a 111ª estrutura de saúde entregue completamente reformada em quase três anos e que a próxima será a Unidade Básica de Saúde de Sete de Abril, na próxima semana. ACM Neto também ressaltou também a construção do primeiro hospital municipal em Boca da Mata e outros investimentos que foram ou estão sendo realizados na região, como o Mercado Municipal de Cajazeiras, ligação Cajazeiras V a X, ligação Cajazeiras-Águas Claras-BR-324 e duas creches e pré-escolas Primeiro Passo.

Prefeito ACM Neto centro de saúde Águas Claras/Foto reprodução Max Haack-Agecom

Prefeito ACM Neto centro de saúde Águas Claras/Foto reprodução Max Haack-Agecom

“Agradeço a funcionários e moradores pela confiança na gestão na recuperação desta unidade de saúde. Neste ano de 2015, o investimento é de 18% do orçamento municipal na saúde, o que representa R$130 milhões a mais e demonstra que o setor é prioridade em Salvador. Mesmo com a crise que assola o país e que afeta tanto a Prefeitura quanto os moradores, estamos garantindo todas as entregas de obras e projetos e ampliação dos serviços. Por vezes, financiamos até o Governo Federal, que não repassa as obrigações em dia e aí é necessário assumir o que deveria ser pago pela esfera federal”, replicou o prefeito.   

Estrutura – A reforma possibilitou a construção de seis novos consultórios para atendimento clínico e ampliação também do quadro de pessoal, com a contratação de mais 13 profissionais dentre médicos clínico e ginecologista, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. A estrutura passa a ter nove consultórios, farmácia, esterilização, sala de utilidades, vacina, coleta, curativo, procedimentos, marcação de exames, arquivo e serviço social.

As especialidades oferecidas são nas áreas de Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia, Pediatria, Odontologia, Enfermagem e Nutrição. Além disso, são desenvolvidos programas de combate à hanseníase, tuberculose, anemia falciforme e esquistossomose, assim como o Programa de Saúde do Estudante (PSE).

Agecom