Data de Hoje
24 April 2024

Prefeitura entrega CEO da Federação requalificado

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Federação foi entregue pela Prefeitura nesta quarta-feira (28) após a conclusão das obras de requalificação. Além de melhorias estruturais, que abrangeram investimento de R$ 262,8 mil para intervenções na fachada, piso, consultórios e demais ambientes internos, a novidade é que o local passa a ser o primeiro CEO do município a disponibilizar serviço de radiologia panorâmica.

Na reinauguração do espaço, o prefeito Bruno Reis e a vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, destacaram os avanços para a área de saúde bucal na capital baiana e anunciaram novas ações para o setor.

“Há sete CEOs espalhados pela cidade e este daqui da Federação passa a contar com equipamento de raio-X. A maioria dos consultórios odontológicos não realiza esse serviço, que é feito em centros de imagem. Agora vamos oferecer tudo em um só lugar”, destacou o prefeito, acrescentando que outros dois aparatos tecnológicos similares já foram adquiridos.

De acordo com a SMS, as aquisições irão para os CEOs de Alto da Cachoeirinha/Cabula e de Periperi. O raio-x panorâmico traz uma visão detalhada de dentes e ossos da face do paciente, a partir de uma radiografia externa. Esta é a primeira vez que o serviço passa a ser feito no SUS de Salvador, conforme explicou a secretária da Saúde, Ana Paula Matos.

“Antes, se alguém precisasse de um atendimento mais especializado tinha que pagar seu próprio raio-x, seu próprio exame de imagem. Quem já botou aparelho bucal na vida, quem já precisou fazer uma cirurgia, sabe que tinha que fazer esse serviço fora do consultório. Desse modo, construímos aqui no CEO da Federação uma sala para isso e treinamos nossa equipe para receber essa novidade”, disse a gestora.

O início da implantação do novo exame no centro da Federação, explicou Ana Paula, se deve ao local atender sobretudo crianças e pessoas com deficiência. A estrutura tem capacidade para atender 1,5 mil usuários mensalmente e oferta as especialidades de periodontia, endodontia, cirurgia, estomatologia, prótese dentária, odontopediatria e Napes (Núcleo de Atendimento a Pacientes Especiais).

Os pacientes são encaminhados para atendimento após encaminhamento feito pelas unidades básicas de saúde.

Mais investimentos

Nesta quarta (28), a Prefeitura também fez a entrega de 200 kits odontológicos móveis, aparelhos que permitem atendimento a cidadãos em domicílio. “A gente sabe que muitos têm dificuldades de locomoção, em especial as pessoas mais idosas, pessoas com deficiência. Então, com esses kits, nós vamos chegar na casa dos que mais precisam”, ressaltou o prefeito.

Ana Paula, por sua vez, lembrou que no Carnaval as equipes da SMS utilizaram 12 consultórios portáteis, o que possibilitou o atendimento de 452 filhos de ambulantes, além de efetuar 1,4 mil procedimentos, entre limpeza, restaurações e reconstruções dentais.