Data de Hoje
20 September 2021

Prefeitura entrega nova etapa de recuperação da Av. Sete e Relógio de São Pedro

Ações fazem comemoram centenário de uma das mais importantes áreas socioeconômicas de Salvador

A Avenida Sete de Setembro, que em 2015 completa 100 anos, comemora mais uma importante conquista com a requalificação das praças de São Bento e Barão do Rio Branco, além da Rua Nova de São Bento e Relógio de São Pedro, entregues pela Prefeitura nesta quinta-feira (3). A nova fase de uma das principais avenidas de Salvador, considerada o “coração da cidade” e que vem passando por uma profunda transformação promovida pela gestão municipal, foi simbolizada com o plantio, realizado pelo prefeito ACM Neto na Praça Barão do Rio Branco, de uma muda de oiti – vegetal que embeleza o local desde a época da inauguração, em setembro de 1915.

As intervenções fazem parte do programa Território Empreendedor Centro, coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e que conta com a parceria do Sebrae, Câmara de Diretores Lojistas (CDL-BA) e Senac para a promoção da economia local com benefícios para comerciantes, clientes e moradores, proporcionando melhores condições para o maior comércio de rua da capital baiana. O projeto é da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF) e as intervenções foram executadas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).

Acompanhado da vice-prefeita Célia Sacramento, de gestores municipais, autoridades e população, o prefeito relembrou a importância do surgimento da Avenida Sete como fator de mudança da dinâmica do Centro antigo e que trouxe modernidade à região. Ele ressaltou que, diante das diversas ações promovidas na localidade e em diversos pontos da capital baiana, o cidadão está voltando a ter orgulho de Salvador. 

“Somente aqui na praça Barão do Rio Branco e entorno, estão sendo atendidos 240 ambulantes e outros 1.200 também estão sendo beneficiados com as intervenções no Centro, incluindo o Camelódromo da Baixa dos Sapateiros, o Largo 2 de Julho e a região do Pelourinho. Também temos realizado outros projetos que visam revitalizar toda a área, como o Pelourinho Dia e Noite, a requalificação dos planos inclinados Gonçalves e Pilar e a recuperação da Ladeira da Preguiça, dentre outros”, elencou ACM Neto.

Na ocasião, foram citadas mais duas ações que fazem parte das comemorações do centenário da Avenida Sete. Uma delas é o projeto de alargamento do passeio do lado esquerdo, das Mercês à Praça Castro Alves, chegando a 3,5 metros de toda a via, com projeto sendo elaborado pela FMLF sob a coordenação da Semop. Também deve ser anunciado em breve, em parceria com a CDL-BA, um grande projeto de Natal que engloba shows, prêmios, iluminação diferenciada e ações voltadas para o comércio de rua e atração de pessoas para a região.

A secretária da Semop, Rosemma Maluf, salientou que o projeto começou apenas com o ordenamento de ambulantes e acabou tendo a dimensão ampliada para a recuperação urbanística e, assim, foi criado o projeto de revitalização da localidade. “A Avenida Sete é o principal comércio de rua de Salvador, é uma área emblemática tanto no conjunto cultural e histórico, como na importância socioeconômica da cidade. Daí chegamos ao projeto Território Empreendedor com entidades parceiras, visando a revitalização desse centro que pulsa diariamente na vida dos cidadãos”.

2015-09-03_Prefeito ACM Neto_Entrega Av Sete_Relógio de São Pedro_Foto Max Haack_Agecom_145 2015-09-03_Prefeito ACM Neto_Entrega Av Sete_Relógio de São Pedro_Foto Max Haack_Agecom_172

Melhorias – A recuperação do monumento Barão de Rio Branco e do Relógio de São Pedro ficou a cargo da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizou todo o ordenamento do comércio informal na Rua Nova de São Bento, que agora conta com espaço para 200 comerciantes informais licenciados pelo órgão.

A Praça de São Bento conta com suas características urbanísticas originais, exaltando o valor patrimonial da igreja que dá nome ao espaço. O piso, em pedra portuguesa, foi completamente revitalizado, assim como a iluminação do local. Um novo paisagismo foi aplicado para combinar com os oitis que foram preservados na praça. Já na Rua Nova de São Bento, foi realizada a recuperação do sistema de drenagem – um problema histórico do local –, além de implantadas placas pré-moldadas de concreto no piso, dando amplitude ao espaço. Também foi instalada uma cobertura, nos mesmos moldes das ruas já requalificadas, para acomodar os ambulantes.

2015-09-03_Prefeito ACM Neto_Entrega Av Sete_Relógio de São Pedro_Foto Max Haack_Agecom_45 2015-09-03_Prefeito ACM Neto_Entrega Av Sete_Relógio de São Pedro_Foto Max Haack_Agecom_191

O destaque fica por conta do Relógio de São Pedro – que já está em funcionamento – e da requalificação da Praça Barão de Rio Branco, que sempre foi local de convívio e descanso, principalmente para idosos, e preservou esse perfil. Foram instalados bancos para jogos de damas, uma tradição para senhores que se reúnem sempre ao final da tarde para o lazer. O paisagismo e a nova iluminação, além de ipês – mudas com florações – completam as mudanças para a criação de um ambiente agradável para quem transita e usufrui do local. Mesmo antes da inauguração do espaço, o público já desfrutava dos benefícios implantados na praça.

Para Valmir França, ambulante há mais de 40 anos e presidente da Associação Integrada de Vendedores Ambulantes e Feirantes de Salvador (Assidvan), a administração municipal tem realizado de fato políticas públicas voltadas para os comerciantes de rua. “O comércio informal é a primeira opção das pessoas que ficam desempregadas e precisam urgente sustentar a família. Vejo que o ordenamento está sendo feito também em outras áreas da cidade e que realmente estamos sendo ouvidos pela Prefeitura”, ressaltou.

O presidente da CDL-BA, Frutosdias Neto, agradeceu em nome de todos os comerciantes a parceria com a Prefeitura nesse processo de ordenamento. “O comerciante de rua é quem mais precisa do apoio das entidades para poder atuar com mais segurança. Estamos dispostos a ajudar sempre no que for necessário”, pontuou.

Outras medidas – Uma série de outras medidas na região foi realizada para requalificação do espaço urbano e ordenamento do maior comércio de rua da cidade. Cerca de R$ 25 milhões já foram investidos em melhorias que chegaram a locais como Beco Maria Paz, Rua do Mocambinho, Rua Portão da Piedade, Rua Coqueiros da Piedade, Rua 24 de Fevereiro, Rua Carneiro Ribeiro, Largo do Rosário e Rua do Cabeça. As ações contaram principalmente com melhorias na drenagem, calçamento, cobertura, equipamentos padronizados, iluminação e paisagismo.

Outras áreas também estão sendo beneficiadas, como o Largo Dois de Julho, que inclui o Mercado das Flores e seu entorno. Considerando o Centro antigo, também está sendo recuperado o Camelódromo da Baixa dos Sapateiros e promovido capacitação para ambulantes, incluindo os que atuam no Pelourinho.

Fonte: AGECOM/ Foto: Divulgação AGECOM
Facebook Comments