Data de Hoje
24 April 2024

Prefeitura inaugura nova via para ampliar mobilidade entre Av. Bonocô e Cabula e melhorar tráfego na Rótula do Abacaxi

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador entregou nesta quinta-feira (4) uma nova ligação viária que vai ampliar a mobilidade de motoristas que trafegam pela Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) no sentido Cabula. A obra foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e integra um conjunto de três intervenções projetadas para solucionar conflitos de trânsito na região da Rótula do Abacaxi.

Com investimento de R$3,5 milhões, a ligação viária está localizada entre a Bonocô (já na Alameda do Bosque) e o Acesso Norte. “Esta obra permite que quem esteja na Bonocô possa ir diretamente para a BR-324 ou ao Cabula, Pernambués e parte alta de Saramandaia. Antes, muitos veículos tinham que passar pelas vias do entorno do Shopping Bela Vista. E, com a chegada da loja Leroy Merlin, houve um aumento da demanda no trânsito para esta área. Embora essa intervenção não tenha extensão muito grande, é uma importantíssima solução de tráfego”, explicou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal acrescentou que pela região passam diariamente 30% da frota de veículos de Salvador e listou as diversas iniciativas na área de mobilidade empregadas pela gestão para acabar com gargalos de trânsito existentes, como o BRT e o projeto da Nova Tancredo Neves.

Ainda no entorno da Rótula do Abacaxi, Bruno Reis afirmou que, em breve, a Prefeitura construirá uma alça no viaduto que liga a Via Expressa à BR-324, além de outras ações para melhorar o tráfego no acesso à Avenida Luís Eduardo Magalhães e entroncamento com São Gonçalo do Retiro.

A construção da nova pista que liga Bonocô ao Cabula foi executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e envolveu serviços como contenção em solo grampeado, pavimentação asfáltica, passeio em concreto, meio-fio, drenagem e iluminação em LED. O projeto também teve apoio da Secretaria de Mobilidade (Semob).

“Essa via fará com que a população gaste menos tempo no trânsito, impactando na qualidade de vida e dando, inclusive, a chance dos motoristas que quiserem ir para a Avenida Heitor Dias evitarem o trânsito da Rótula do Abacaxi”, avaliou o titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza.

Obras complementares – A Prefeitura prossegue com mais duas obras idealizadas para ampliar o tráfego na região da Rótula do Abacaxi. Uma delas é a construção de uma via para os motoristas oriundos das regiões do Cabula, Pernambués e Bela Vista para acesso às avenidas ACM e Bonocô. Atualmente, quem deseja seguir por este trajeto precisa pegar um retorno existente em frente à estação de transbordo do Acesso Norte. Por causa de um entrecruzamento de fluxos, há retenções.

A obra consiste em trecho viário com extensão aproximada de 750 metros, tendo passagem subterrânea sob a Rua dos Rodoviários (Ladeira do Cabula), seguido de um trecho em viaduto sobre a BR-324, finalizando com uma bifurcação.

A outra iniciativa prevista para a região da Rótula do Abacaxi abrange a construção de uma alça de ligação viária com extensão aproximada de 260 metros entre o Viaduto da avenida Barros Reis e o acesso à Bonocô.

Essa solução, por sua vez, promoverá uma redução do volume de tráfego no nível inferior da Rótula do Abacaxi, já que o fluxo com origem na Barros Reis poderá ser pela Bonocô através desta nova derivação do viaduto existente, o que possibilitará que o retorno abaixo da Via Expressa seja eliminado, juntamente com os dois semáforos associados a ele no início da Heitor Dias.

Reportagem: Vitor Villar e Thiago Souza / Secom PMS