Data de Hoje
29 April 2024

Prefeitura inaugura novas praças em Itapuã e Piatã e anuncia requalificação da Av. Dorival Caymmi

Fotos: Betto Jr. / Secom

A Prefeitura de Salvador inaugurou na noite desta quinta-feira (17) dois novos espaços de lazer e convivência para a população. A Praça Alto da Bela Vista, em Nova Brasília de Itapuã, e a Praça Roque Carneiro da Silva, em Piatã, foram entregues com a presença do prefeito Bruno Reis e com a participação massiva da população, especialmente de crianças levadas pelos pais.

O prefeito aproveitou o evento em Itapuã para anunciar uma nova obra que será realizada na região: “Em breve vou voltar à comunidade para anunciar a requalificação de toda a Av. Dorival Caymmi. Já vi o projeto, ficou muito bonito. São R$ 12 milhões em investimento. Temos agora até o final do mês para mandar o projeto para a Caixa aprovar e daí licitar a obra. Algo que vai melhorar a mobilidade dessa região e vai facilitar a vinda de vocês para casa como também a saída para trabalhar”, disse.

A Praça Alto da Bela Vista, situada na Rua Senhor do Bonfim, em Nova Brasília de Itapuã, é o 379º espaço de lazer entregue construído ou reformado pela atual gestão. O equipamento foi projetado em uma área de 832 m². As crianças ganharam um parque infantil com Casa do Tarzan cercado em eucalipto, para que brinquem com maior segurança. Foi instalada, ainda, peças recreativas como uma futmesa.

Bruno Reis destacou que a Prefeitura pensa sobretudo nos mais jovens quando projeta as suas praças. “Como é bom ver essa quantidade de crianças utilizando a praça. Para que a criançada saia da frente da televisão, ou do celular da mãe e do pai, e venha para cá interagir com outras crianças. Quando a gente inaugura uma praça, uma das razões é permitir o melhor desenvolvimento das crianças, é incentivar essa relação entre elas”, disse.

Quem participou da inauguração em Itapuã foi o projeto social Malezinho, do Malê Debalê, um dos grupos culturais mais tradicionais do bairro. Várias crianças do projeto fizeram uma apresentação durante o evento, assim como integrantes do grupo Movidos pela Capoeira.

“Com essa atitude da Prefeitura a gente tira os olhares dessas crianças e jovens do tráfico e traz para cá, para essa praça. Para praticar esporte, para brincar, para entreter. Por isso que a gente fez questão de trazer o Malezinho para cá hoje, com o intuito de envolver toda a comunidade e fazer a reflexão sobre a importância desse equipamento”, disse Cláudio Araújo, presidente do Malê Debalê.

Sobre a praça inaugurada, Bruno lembrou que todo o mobiliário foi escolhido em diálogo com a própria comunidade, assim como o local de construção. “Há 20 anos vocês esperavam essa praça. Aqui era uma área praticamente abandonada. Quem vinha antes e vem agora pode ver a transformação que foi feita. Com isso a gente vai devolvendo a cidade ao cidadão, vai fazendo com que vocês tenham mais orgulho de aqui morar, de aqui criar os seus filhos”, discursou o prefeito.

Em Piatã – Em seguida foi a vez da Prefeitura inaugurar a Praça Roque Carneiro da Silva, no Loteamento Villa dos Coqueiros, em Piatã. Construída numa área de 850 m², o espaço conta com parque infantil que, além da Casa do Tarzan, que é xodó da criançada, tem ainda escorregador, balanço e outros brinquedos.

Para incentivar a prática de atividades físicas, a praça conta com uma quadra poliesportiva e aparelhos de ginástica como prancha abdominal, barras paralelas e de apoio. Para quem tem pet, o espaço também ganhou um cachorródromo para treinos, lazer e interação de cães e tutores.

“Tudo foi feito como vocês pediram: temos aí os equipamentos de lazer para as crianças, o espaço pet para os animais. Quando a gente olha o antes e depois, essa era uma área sem utilidade do loteamento. Agora, porém, esse lugar vai se comunicar com a quadra, que foi totalmente reformada, com iluminação em LED. Com essa inauguração a gente permite que a comunidade tenha esse espaço de lazer, que tenha onde jogar a sua dama, o seu dominó, que tenha onde ver os amigos”, disse Bruno Reis.

Além do prefeito Bruno Reis, participaram das inaugurações o titular da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Lázaro Jezler, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro.

Texto: Joice Pinho e Vitor Villar / Secom