Data de Hoje
12 April 2024

Prefeitura já entregou 370 praças nos últimos dois anos

Fotos: Betto Jr./ Secom_
Reportagem: Joice Pinho/ Secom_

A capital baiana tem dado continuidade nas ações para recuperar e construir espaços de lazer e esporte que melhorem o cotidiano das comunidades. Nos últimos dois anos, já foram cerca de 370 praças construídas ou reconstruídas e entregues pela atual gestão municipal, com o objetivo de ampliar a oferta de equipamentos de lazer para a população.

Na noite desta terça-feira (20), a Prefeitura entregou mais um novo equipamento: a Praça São José, localizada em uma rua homônima, no bairro do Rio Sena, no Subúrbio Ferroviário. O prefeito Bruno Reis inaugurou o espaço ao lado do titular da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro.

A praça já se tornou uma nova opção de lazer para a comunidade, com atrativos diversos como quadra poliesportiva com grama sintética, mobiliários, academia de saúde, academia de ginástica e parques infantis. Além dela, também foi entregue o campinho do bairro, que foi totalmente requalificado e ganhou novo alambrado, revitalização das traves, vestiário e grama sintética.

“Essa obra é muito importante e equivale a muitos playgrounds da cidade. Ela é um ponto de lazer para as crianças interagirem, para trocar vivências, para a terceira idade colocar a saúde em dia. Às vezes, obras de maior proporção não tocam tanto no coração das pessoas como uma praça como essa. Por isso estamos investindo nesses equipamentos pela cidade”, explicou.

Bruno Reis também destacou que em breve retornará ao bairro para iniciar duas obras voltadas a melhorias no setor da educação: a construção de uma escola e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), que, juntos, terão investimento de R$30 milhões. “Tenho certeza que com essas obras e outras que iniciamos em março vamos mudar de verdade essa região da cidade e contribuir de forma decisiva para mudar o presente e o futuro das crianças. Vamos deixar uma marca registrada nessa parte da cidade”, finalizou.

*Estrutura* – A Praça São José foi construída em uma área de 1.154 m² e contou com investimento de aproximadamente R$621 mil. No local, foram implantadas cinco mesas de jogos e um banco pré-moldado. A academia de saúde conta com simulador de giro triplo, simulador de cavalgada e um simulador de esqui. Para os exercícios que exigem um pouco mais de esforço físico, foram implantadas uma prancha abdominal, uma barra paralela e uma barra de apoio, compondo a academia de ginástica.

Com a inauguração da praça, as crianças ganharam um espaço para brincar e se divertir com Casa do Tarzan, balanço em eucalipto, escorregadeiras, gangorra e um conjunto de mesa infantil, tudo isso cercado por eucalipto tratado para que os pequenos estejam mais seguros.

Moradora do entorno da praça, Valdira dos Santos celebrou a transformação do espaço que era apenas uma área aberta, de areia, e sem atrativos para os moradores. Agora ela aproveita os dias com a neta Lara, de 5 anos, no espaço de lazer. “Está tudo maravilhoso. Não consigo nem descrever como tem sido bom ter essa praça. As crianças não tinham o que fazer nem outro lugar para ir. Agora estão todas aproveitando muito. Minha neta mesmo parece que é a dona da praça, só anda aqui”, explicou.