Data de Hoje
25 April 2024

Prefeitura lança escola de jardinagem itinerante

A Prefeitura, através da Secretaria de Cidade Sustentável (Secis), lança na próxima quarta-feira (05) o projeto Escola Jardinagem Itinerante, que envolverá as comunidades no plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em espaços públicos. A primeira iniciativa será realizada na praça em frente à Escola Municipal Irene Costa, em Jardim Nova Esperança, às 9h30, quando serão plantadas 15 mudas por alunos, pais e professores da unidade ensino, auxiliados por uma equipe da Secis. Um veículo identificado com a marca do projeto chegará à praça para dar início ao projeto, com uma equipe treinada para o auxílio da atividade.
Na sexta-feira (07), o mesmo será feito na Praça Pau Brasil, no Rio Vermelho, também às 9h30, e na semana seguinte, no dia 14, a Escola Jardinagem Itinerante alcançará a Praça da Paz, no Calabetão, em horário ainda a ser definido. Pessoas interessadas em levar a iniciativa para a sua região poderão solicitar vistoria técnica através do (71) 3316-1899. Locais públicos considerados aptos para o plantio de mudas de espécies nativas da mata atlântica poderão receber a iniciativa, exceto terrenos de risco, como encostas ou aqueles onde haja grande movimentação de veículos pesados. É necessário também o envolvimento direto da comunidade com o projeto.
O secretário de Cidade Sustentável, André Fraga, explica que a medida foi pensada para promover o envolvimento direto das comunidades com o compromisso da expansão dos espaços verdes na cidade, diminuindo também a incidência de maus-tratos e furtos de mudas plantadas pela gestão municipal. “Vamos chegar nos bairros e promover esse plantio junto com as escolas e comunidade em geral. Nosso objetivo é fortalecer esse sentimento de pertencimento com ações desenvolvidas pelos próprios moradores. Além disso, estamos com esse projeto ampliando as possibilidades de áreas verdes em bairros onde não há tantos espaços arborizados”, justifica o secretário.
Balanço – De 2013 para cá, já foram plantadas cerca de 35 mil mudas em toda a cidade para ampliar a cobertura verde, melhorando a médio e longo prazo as condições de vida da população. Praças públicas requalificadas, avenidas de vale e canteiros ganharam novo perfil com o plantio dessas mudas, a exemplo da ACM, Juracy Magalhães, Canela, Ogunjá, Garibaldi, entre outras. Bairros como Pau da Lima, Cajazeiras, Sete de Abril, Fazenda Coutos e Plataforma também foram beneficiados com as intervenções. O Verde Perto, programa que promove a adoção de áreas públicas pela iniciativa privada, contribuiu com o aumento e/ou recomposição da cobertura vegetal na cidade.