Data de Hoje
29 March 2024
Secretario da educação do estado, Walter Pinheiro/ Foto reprodução Varela Notícias

Prefeitura não investe em educação: “Temos 17 mil salas, das quais 5 mil estão vazias”, alfineta Pinheiro

O secretário de Educação do estado, Walter Pinheiro, participa nesta terça-feira(16/05), juntamente com o governador Rui Costa, do lançamento do projeto Educação Empreendedora, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador.

Em entrevista, Walter não deixou passar e largou o verbo: “O que é que o pessoal chama de construir escolas novas? É para fazer o que, construir prédio atrás de prédio? Temos 17 mil salas, das quais 5 mil estão vazias, por isso estamos fazendo políticas de empreendedorismo para que nestas salas se faça alguma coisa. Portanto, há um plano modificado completamente na educação de retomada do eixo pedagógico, além de reformas que estamos fazendo em mais de 400 prédios espalhados pelo estado”.

Além de alfinetar, ele se defendeu das acusações de que o governo do PT não construiu “uma sala sequer nova” em Salvador e afirmou que falta investimento da Prefeitura de Salvador em educação.

“A oposição deveria tomar conta do que está acontecendo em Salvador, não é? Em Salvador nós temos 92 mil alunos do ensino fundamental que estão na rede estadual e deveriam estar na rede municipal. Estamos fazendo isso de forma alegre, tranquila, até porque é nossa obrigação atender o povo. Agora, está faltando escola no município”, ressaltou.

Dados atualizados da central das creches do Brasil, comparados com dados do IBGE de 2012, mostram que faltam 141.800 vagas de creches públicas na capital baiana.

O MPF, preocupado com a crise na educação infantil em Salvador, com atrasos nas obras de creches públicas prometidas pelo prefeito ACM Neto, que deveriam estar prontas desde o final de 2016, mas a maioria não saiu do papel, quer saber qual destino a prefeitura de Salvador está dando para os recursos do FUNDEB.

Para o presidente da central das creches, Clériston Silva, “está na hora do prefeito da capital refazer o projeto da educação na cidade”.

Foto: Reprodução