Data de Hoje
23 April 2024
Últimos preparativos para a inauguração da orla de itapuã/Foto: Bruno Concha-Agecom

Prefeitura prepara esquema especial para festa na nova orla de Itapuã

Com uma programação toda especial, a festa de inauguração das novas orlas de Itapuã e Piatã, que começa às 16h desta sexta-feira (23) com uma caminhada, terá apresentações de Danilo Caymmi, Duas Medidas e dos grupos Malê de Balê, Orquestra de Pandeiros e Ganhadeiras de Itapuã. Para garantir o sucesso do evento, toda a Prefeitura está mobilizada para assegurar segurança e conforto a soteropolitanos e turistas. A Empresa Salvador Turismo (Saltur), por exemplo, vem coordenando, nesta quarta-feira (21), a montagem das estruturas e dos serviços na Praça Dorival Caymmi, localizada em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, onde vão acontecer os shows a partir das 17h30.

 
Um palco de oito metros de comprimento e seis de largura está sendo montado no local do evento. Além disso, a Saltur prepara iluminação e sonorização que seguirão as diretrizes de cada atração. Após a cerimônia de entrega, que será comandada pelo prefeito ACM Neto a partir das 16h,, subirá ao palco a Orquestra de Pandeiros, por volta das 17h30, seguido pelas Ganhadeiras de Itapuã.
 
O show mais esperado da noite será o de Danilo Caymmi. O cantor, filho de Dorival Caymmi (nome dado a nova praça), homenageará o pai. O músico levará para o público releituras de canções que falam do amor pelo bairro, a exemplo de “Saudade de Itapuã” e “A Lenda do Abaeté”, e também canções autorais que não poderiam faltar, como “Casaco Marrom” e “Andança. O show de Danilo começará por volta das 18h30.
Últimos preparativos para a inauguração da orla de itapuã/Foto: Bruno Concha-Agecom

Últimos preparativos para a inauguração da orla de itapuã/Foto: Bruno Concha-Agecom

 
“Todas as atrações escolhidas para participar dessa festa têm uma forte relação com a região. A maioria deles vêm de Itapuã e possuem amor e respeito pelo local. A nova praça homenageia o músico que mais cantou as belezas de Salvador, então contar com a presença do filho dele, o Danilo, é recompensador”, diz o presidente da Saltur, Isaac Edington.
 
A banda Duas Medidas fará o show de encerramento. O repertório contará com uma mistura de axé, MPB, funk, forró e influências latinas para animar os presentes. Além das apresentações no palco, o grupo Malê de Balê está preparando um cortejo para acompanhar o prefeito durante passeio pela nova orla, a partir das 16h, partindo de Piatã em direção à Itapuã.
Organização – Os demais órgãos da Prefeitura também estão envolvidos na organização dessa grande festa. A Guarda Municipal informou que um dia antes da festa, ou seja, nesta quinta (22), quatro viaturas com 16 agentes farão um monitoramento da área onde vai ocorrer a comemoração, em frente à igreja, em Itapuã. No dia da inauguração, mais de 15 guardas farão a segurança do palco e outros 16 circularão em rondas preventivas e darão apoio à Transalvador. Além disso, a banda de música da corporação fará uma apresentação.
Ainda relação à segurança, a Polícia Militar avisou que serão empregados 50 homens, entre o efetivo da 15ª CIPM, Esquadrão Águia, Esquadrão de Polícia Montada, Operação Gêmeos e Operação Apolo. Para possíveis atendimentos médicos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado, que fica em Itapuã, atendendo normalmente. Uma unidade do SAMU estará à disposição da população.
No trânsito, a Transalvador vai interditar Rua Aristides Milton, entre a Dorival Caymmi e a Ladeira do Abaeté, das 17h Às 23h de sexta-feira. O órgão informou como opções de tráfego aos condutores que forem no sentido Octávio Mangabeira – Farol de Itapuã seguir pela Dorival Caymmi até a Av. Caribé, acessando a Alameda das Praias. Para chegar à Lagoa do Abaeté, é necessário também seguir pela Av. Dorival Caymmi, acessando a Rua Paulo Afonso Baqueiro.  
Fonte: Agecom