Data de Hoje
18 April 2024

Prefeitura promove Empregabilidade Eficiente na próxima segunda (5)

Foto: Bruno Concha/Secom

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), vai promover na próxima segunda-feira (5) o Projeto Empregabilidade Eficiente. A ação acontecerá no SAC do Empreendedor, no Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, das 8h20 às 12h, e é voltada para pessoas com deficiência (PCD), no sentido de incentivar a inserção deste público no mercado de trabalho.

 

Coordenada pelo Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e pela Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), a iniciativa disponibilizará 57 vagas de emprego voltadas ao público PCD. O espaço vai contar com uma equipe capacitada da Semdec e da Sempre para realização dos procedimentos de triagem, cadastramento, atendimento psicológico e entrega de cartas. O setor empresarial estará presente para realização do processo seletivo das vagas disponibilizadas.

 

Inserida no Programa Treinar para Empregar, a ação tem a finalidade de reverter o quadro de atendimento do Simm que vem registrando a disponibilidade de maior número de vagas exclusivas para PCD, em contrapartida para uma menor quantidade de candidatos. De acordo com Maria Eduarda Lomanto, diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, o evento vai funcionar como ferramenta de conscientização e estímulo ao setor empresarial e ao público PCD, movimento necessário para aumentar a empregabilidade de pessoas com deficiência.

 

“Nossa intenção é quebrar barreiras em ambos os lados e aproximar o setor produtivo das pessoas com deficiência”, explica ela, afirmando que a ação pretende sensibilizar o empresário para adoção de estrutura de acessibilidade nos ambientes de trabalho. “O trabalho é uma via importante para as pessoas com deficiência, já que elas terão a possibilidade de resgatar sua autoestima, despertar a vocação profissional e conhecer pessoas, além de adquirir autonomia financeira”, completa a gestora.