Data de Hoje
19 April 2024
Foto: Reprodução

Prefeitura reforça fiscalização no ordenamento da Rótula da Feirinha

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizou na manhã desta terça-feira (16) mais uma ação de ordenamento e fiscalização do comércio informal na Rótula da Feirinha, em Cajazeiras X. Essa é uma ação permanente na região por conta da manutenção de estruturas improvisadas e ilegais no local, mesmo após a entrega do Mercado de Cajazeiras, equipamento construído para organizar e dar condições dignas de trabalho aos comerciantes da região, além de melhorar a mobilidade na região.

Segundo a titular da Semop, Rosemma Maluf, o objetivo é evitar que feirantes e ambulantes instalem equipamentos em locais irregulares, a exemplo dos passeios. “Essa ação de ordenamento acontece de forma regular. Nós decidimos manter a fiscalização fixa por prazo indeterminado, considerando que alguns feirantes estão insistindo em retornar para a rótula. Vamos manter a fiscalização até que façamos uma nova avaliação”, observou.

Aproximadamente 150 feirantes e ambulantes, entre os que atuam em boxes e barracas desmontáveis, estão ativos no mercado. “Esses feirantes foram contemplados com os boxes, mas mesmo assim uma parte deles quer instalar bancas irregulares nos passeios da Rótula da Feirinha. E, em nome do bem coletivo, não podemos permitir que isso ocorra”, afirmou a secretária. Ela frisou que o mercado dispõe de infraestrutura adequada para exercer a realização de atividade comercial, com mais conforto aos clientes. “É um espaço digno, organizado, com sanitários, justamente para que o comerciante possa exercer sua atividade com conforto e segurança”.

No caso dos permissionários que receberam boxes e mantêm barracas nas ruas, a Semop fará a transferência dessas unidades no mercado a outros comerciantes cadastrados de Cajazeiras. Lembrando que o processo de seleção foi feito através de uma comissão composta pelos próprios comerciantes, que escolheram e validaram uma lista com 150 permissionários, obedecendo aos critérios de legalidade – aqueles com licença expedida pelo órgão – e antiguidade.

Click Notícias