Data de Hoje
29 November 2021

Prefeitura reinaugura Plano Inclinado Pilar

DSCN5395.1

Fotos: Marcele Correia / Click Notícias

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), reabriu às 10h desta quarta-feira (05) o Plano Inclinado Pilar, que liga a Rua do Pilar, na Cidade Baixa, ao bairro de Santo Antônio Além do Carmo. Construído em 1897, um dos mais antigos do Centro Histórico de Salvador, o equipamento está fechado desde o início de 2013 e foi totalmente recuperado a um custo de R$ 910 mil. Estiveram presentes o prefeito ACM Neto, o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, alguns vereadores e a vice-prefeita, Célia Sacramento.

A reabertura e reforma acontece também para que o projeto Pelourinho Noite e Dia dinamize e o Centro Histórico venha a ter vida novamente.

DSCN5408.1

A reforma incluiu a instalação de portões automatizados de acesso nos setores de embarque superior e inferior; fornecimento e instalação de comandos microprocessadores com sistema de inversor de frequência variável; novos blocos e segurança nas cabines dos bondes; substituição de fiações elétricas e cabo de aço; mesa de operação automatizada que controla a movimentação e acionamento dos bondes; instalação de sistema de câmera para monitoramento de embarque dos patamares de acesso superior e inferior; novos quadros de força de acionamento do bonde e sistema de iluminação do prédio.

A reforma contou com a preocupação com rampa de acesso e elevador de Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

Célia Sacramento aproveitou a reinauguração e parabenizou Mota: “Você está fazendo uma revolução sistemática de mobilidade”. O secretário de Mobilidade informou que essa é mais uma promessa de campanha cumprida.

O prefeito ACM Neto informou que esse é o 4º marco de entrega de mobilidade e de recuperação, sendo mais uma promessa cumprida em sua campanha, e questionou: “Como foi possível a cidade chegar a esse ponto? ”, referindo-se ao abandono do elevador Lacerda e dos planos inclinados quando ele assumiu a gestão. “ Tem muita coisa errada em nosso país, em todas as mídias só se ouve falar em crise. Se a prefeitura não arrumasse a casa (Salvador) não estaríamos aqui: firme e forte”, concluiu.

O plano Inclinado Pilar irá funcionar durante 30 dias gratuitamente, após o prazo, o valor cobrado será de R$0,15 centavos.

Por: Mara Silvany / Click Notícias

Facebook Comments