Data de Hoje
23 April 2024
Ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) - Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Presidente da Câmara deve anunciar hoje data de votação da cassação de Cunha

Deve ser anunciada nesta quarta-feira (10), pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a data de votação do processo de cassação do deputado afastado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A suposta data que Maia marque a votação de Cunha é 22 de agosto, véspera do início da votação do impeachment da presidente Dilma no Senado, ou na semana seguinte, dia 29.

Em discurso ordenado com o Palácio do Planalto, líderes da base aliada de Michel Temer — incluindo integrantes da velha oposição, que defendiam publicamente a rapidez na votação — mudaram de opinião e agora concordam em aguardar o final do impeachment no Senado para só depois votar a cassação do ex-presidente da Casa. Para o governo a cassação de Cunha pode o levar a fazer acusações contra Temer, prejudicando o andamento do processo de impeachment.

Os que defendiam abertamente a votação depois do impeachment, até a semana passada, eram apenas líderes mais próximos de Cunha, como Jovair Arantes (PTB).

Ontem (9), houveram sugestões das melhores datas durante um café da manhã com Maia: alguns defendem as data 30 e 31 de agosto, e aliados de Cunha defendem que a votação seja entre 13 e 14 de setembro. Para os líderes, assim que a data for marcada, a pressão será reduzida.

Por Click Notícias