Data de Hoje
20 April 2024
Foto: Marcele Correia / Click Notícias

Primeiro trecho do BRT é financiado com empréstimo da Caixa de R$ 408 mi para a Prefeitura de Salvador

A construção do primeiro trecho do Bus Rapid Transit (BRT), orçada em R$ 408 milhões, financiada através de empréstimo com a Caixa Econômica Federal, foi garantida pelo prefeito ACM Neto durante o lançamento do edital de licitação, na manhã desta terça (14).

Ele ressalta que a crise econômica do Brasil não vai afetar o andamento do projeto. “Esse primeiro trecho não depende da situação econômica porque o recurso está ali assegurado”, garante.

A gestão municipal vai integrar com o BRT os dois principais centros econômicos da capital baiana, que são a região do Centro Histórico, que circunda a Estação da Lapa, e a região do Iguatemi.

“O BRT vai ter a integração com o metrô, com o transporte convencional – hoje já praticado na cidade – e, portanto, a gente vai ampliar essa oferta de transporte de alta capacidade para a população de Salvador”, explica o prefeito.

O projeto prevê também uma estação de integração que será locada no Iguatemi, a fim de possibilitar que os passageiros que saiam de BRT da Estação da Lapa possam acessar o metrô de maneira contínua.

“Nós estamos ainda discutindo os detalhes finais da adequação dessa estação com a concessionária do metrô, porém, esse é um pressuposto do projeto, que ele tenha complementaridade com o metrô e com sistema de ônibus”, adianta o gestor.