Data de Hoje
25 October 2021

Produção industrial sobe 2,9% em janeiro, mas recua 2,4% em 1 ano

A produção industrial brasileira registrou, em janeiro, crescimento de 2,9% em relação ao mês anterior, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação anual, contudo, o indicador apresenta recuo de 2,4%. Em dezembro, a produção industrial havia registrado queda de 3,7% ante novembro – o pior resultado mensal desde dezembro de 2008, quando o recuo foi de 12,2%.  No acumulado de 12 meses até janeiro, o indicador subiu 0,5%. 

"A indústria recuperou parte da perda de 4,3% acumulada no período novembro-dezembro, mas ainda se encontra 4% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011", disse nota do instituto. 

Entre os ramos pesquisados, dezessete dos 27 tiveram resultado positivo neste início de ano, com destaque para a indústria farmacêutica (29,4%), de veículos automotores (8,7%) e de máquinas e equipamentos (6,4%). 

Já entre as categorias de uso, os bens de capital avançaram 10%, grande parte influenciados pela retomada da produção de caminhões, já que no mês anterior várias montadoras estavam em férias coletivas. "Vale destacar que esse crescimento foi o mais intenso desde junho de 1997 (14,5%) e interrompeu dois meses seguidos de queda na produção, período em que acumulou perda de 15%", diz o IBGE. 

Facebook Comments