Data de Hoje
20 April 2024
Foto: Reprodução

Professores das universidades estaduais paralisam atividades por 24 horas nesta teça-feira

Professores das universidades estaduais da Bahia (Uneb), de Santa Cruz (Uesc) e do Sudoeste Baiano (Uesb) param atividades por 24h nesta terça (24). Segundo informações das instituições, as aulas seguem normalmente apenas na Universidade Estadual de Feira de Santna (Uefs).

Os docentes realizaram protestos no campus de Vitória da Conquista da Uesb, localizado na Avenida Olívia Flores. Os manifestantes estão bloqueando a pista e usando faixas. Na Uneb de Salvador, acontece panfletagem e café da manhã com pão e água, para simbolizar a situação das universidades estaduais da Bahia.

De acordo com informações da diretora da Associação de Docentes da Uneb (Aduneb), Carolina Maia, ao G1 Ba, a paralisação nas universidades ocorre em protesto ao “reajuste zero” do servidor público no estado e à redução no orçamento da universidades.

Ainda segundo a diretoria da Aduneb, desde 2012, o governo estadual já cortou R$ 73 milhões de custeio e investimento das universidades estaduais.Maia afirma que a paralisação também marca o início da luta contra o PLP 257, Projeto de Lei Complementar que, segundo ela, deve demitir servidores. O projeto prevê o aumento da contribuição previdenciária; a proibição do aumento salarial de servidores, a proibição de progressão na carreira e veto a novos concursos públicos.

Click Notícias