Data de Hoje
25 April 2024

Professores e governo assinam acordo e greve nas universidades estaduais chega ao fim

Atividades devem ser normalizadas na próxima segunda-feira (10)

Após 86 dias de greve, os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) decidiram encerrar a paralisação após uma reunião com o governo nesta quinta-feira (6), quando um acordo proposto pelos professores foi assinado.

greve-uneb

Professores e Governo do Estado assinaram acordo que pôs fim a greve iniciada no dia 13 de maio (Foto: Reprodução/Ascom Aduneb)

O sindicato dos professores informou que os representantes das Associações Docentes foram autorizados assinar o acordo após assembleias gerais dos professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

A diretora da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) declarou que as atividades serão normalizadas na próxima segunda-feira (10) “Vamos fazer uma assembleia para avaliação do movimento e para avaliar o calendário. Conseguimos todos os direitos trabalhistas, como promoção para os professores, devolução do orçamento da universidade cortado em janeiro e conseguimos garantir orçamento para 2015″, disse.

Estão contidos no termo de acordo a revogação, em até 60 dias, da lei que interfere na autonomia didática, administrativa e financeira das universidades, e a implantação dos processos represados de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho em até 60 dias.

Também foi garantido fluxo mínimo para que mais docentes possam ter promoção na carreira até o final do ano. Os recursos para os fins virão de orçamento extra ao previsto às universidades. Ainda sobre o orçamento, o governo a se comprometeu a não realizar cortes e contingenciamento orçamentário nas universidades estaduais até o final do ano. Além disso, foi acertada a devolução das cotas mensais do orçamento, retiradas por Rui Costa no primeiro trimestre de 2015.

Por: Varela Notícias