Data de Hoje
26 April 2024

Profissionais do transporte escolar realizam carreata contra novas regras para categoria

Permissionários do transporte escolar de Salvador realizam neste sábado, 16 de julho, uma carreata em protesto contra a padronização do transporte escolar e pela revogação da resolução 541 do Conselho Nacional de Trânsito, que exige a instalação de cadeirinhas infantis nos veículos. O ponto de encontro será às 8 horas no antigo parque aquático Wit’n Wild, na Av. Paralela, de onde os manifestantes seguirão para a Rótula do Abacaxi, percorrerão as Avenidas Anita Garibaldi e ACM, até chegar aos Shopping da Bahia onde distribuirão panfletos para informar os motivos do ato organizado pela Associação de Transporte Escolar de Turismo do Estado da Bahia – Atest.

Os manifestantes ressaltam que não estão sendo contra as melhorias propostas nessas mudanças, mas contra alguns itens que gerarão altas despesas para esses trabalhadores. Para atender a alguns padrões exigidos, os motoristas poderão ser obrigados a trocarem suas vans por veículos maiores que podem custar mais de R$ 100 mil reais, e muitos não têm condições de arcar com esses custos. O resultado será o desemprego ou na clandestinidade.

A categoria, que se mobiliza também em outras cidades do país, propõe a redução das exigências em relação ao porte dos veículos, e que os carros sejam compatíveis com a realidade de cada região. As novas normas devem entrar em vigor ainda este ano.

Os permissionários pedem ainda mais fiscalização dos órgãos competentes para inibir o transporte clandestino, incentivos e valorização. É de autoria do vereador Euvaldo Jorge o projeto de lei para combater o transporte clandestino em Salvador.