Data de Hoje
18 October 2021

Programa Agente da Educação é tema de seminário internacional

O Programa Agente da Educação, adotado pela Prefeitura de Salvador nas escolas municipais, foi tema de encontro realizado nesta terça-feira (15) no Museu de Arte de São Paulo (Masp). O “Seminário Internacional Aproximação Família-Escola nas Políticas Educacionais” reuniu cerca de 300 gestores de alguns estados do Brasil, além de especialistas em Educação das cidades americanas de Boston e Cambridge. A experiência da capital baiana foi apresentada pelo secretário da Educação (Smed), Guilherme Bellintani, que detalhou o trabalho que vem sendo realizado pelos agentes da educação nas mais de 400 unidades pertencentes à rede municipal de ensino.
 
Estratégia inovadora, o programa insere universitários da área de Pedagogia nas unidades municipais de ensino com o objetivo de criar mecanismos de aproximação entre família, escola e comunidade. “Tivemos um retorno muito positivo com o projeto-piloto, adotado em 11 escolas, e, agora, ampliamos o programa levando agentes da educação para todas as unidades da nossa rede. Esse é um programa inovador e que, não tenho dúvidas, contribuirá significativamente para a formação das nossas crianças e para a redução do abandono escolar em Salvador”, afirmou.
 
Além de garantir o interesse da comunidade pela escola, o agente da educação deverá, por exemplo, acompanhar a frequência escolar dos alunos, buscando informações sobre as faltas registradas. Entre as atribuições dos agentes está também identificar e orientar pais e/ou responsáveis diante das diversas situações que possam comprometer o desempenho escolar do estudante. Práticas adotadas em Cambridge foram apresentadas pelas diretoras do Harvard Family Research Project, Heather Weiss e M. Elena Lopez. Já Michele Brooks, subsecretária da rede municipal de Boston, apresentou o programa de Engajamento Familiar e Estudantil realizado na cidade.
Facebook Comments