Data de Hoje
17 May 2024
Foto: Reprodução

Programa Agentes da Educação é apresentado hoje em Cajazeiras

A proposta do projeto é aproximar a comunidade da escola. Hoje, cerca de 40 agentes atuam nas escolas municipais de Cajazeiras

Os bairros de Cajazeiras X e Águas Claras recebem, nesta terça-feira (19), o programa Agentes da Educação, iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Parque Social. As atividades fazem parte da 2ª Ação Coletiva de Aproximação Escola, Família e Comunidade.

O primeiro encontro será realizado hoje, na sede da prefeitura-bairro em Cajazeiras, para apresentar e tirar dúvidas sobre o funcionamento do programa, criado para reduzir o abandono escolar. Também hoje, os agentes irão visitar uma família da comunidade de Cajazeiras X.

A proposta do projeto é aproximar a comunidade da escola. Hoje, cerca de 40 agentes atuam nas escolas municipais de Cajazeiras (Foto: Max Haack/Agecom)

A proposta do projeto é aproximar a comunidade da escola. Hoje, cerca de 40 agentes atuam nas escolas municipais de Cajazeiras (Foto: Max Haack/Agecom)

A programação segue amanhã, quando serão realizadas atividades de campo para divulgar o programa. Na ação, serão distribuídos panfletos informativos. A proposta do projeto é aproximar a comunidade da escola. Atualmente, cerca de 40 agentes da educação atuam nas escolas municipais da regional de Cajazeiras.

Podem se tornar agentes da educação estudantes do curso superior noturno de Pedagogia, que estejam cursando até o penúltimo ano ou antepenúltimo semestre. Eles devem morar até 1,5 km da escola onde vão atuar, além de possuir habilidade de comunicação, para estabelecer parcerias nos âmbitos interno e externo da escola.

“A apresentação do programa é para que as pessoas possam se apropriar dele, fortalecendo vínculos com a comunidade”, explicou a diretora-presidente do Parque Social, Rosário Magalhães. Nas atividades de campo, os agentes serão acompanhados pelos seus orientadores.

“Eles vão ter toda estrutura de apoio técnico, vão fazer o trabalho de campo, entregando panfletos, cartazes, para que as pessoas possam entender o programa e divulgar”, completou Rosário. Além da aproximação com a comunidade e as famílias, a ação também vai incentivar que as instituições locais possam atuar com as escolas.

“Os agentes vão em duas instituições locais, uma associação e uma base comunitária, para fortalecer vínculos e mostrar que eles podem ser parceiros das escolas da região”, afirmou Rosário.

Por Correio