Data de Hoje
20 April 2024

Programação cultural do Pelourinho Dia e Noite mostra diversidade de Salvador

Ação é coordenada pela FGM e pretende dar visibilidade ao Centro Antigo da capital baiana, com atrações voltadas para pessoas de todas as idades

A programação cultural coordenada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) no programa Pelourinho Dia e Noite já está em ação. Lançada pela Prefeitura de Salvador no dia 30 de julho, a ação visa revitalizar o local, com atividades de fortalecimento da cena cultural e econômica da região, associadas a intervenções urbanísticas, sociais e educativas e estímulo ao empreendedorismo.

Cinco ações foram idealizadas pela FGM, que são “Concertos nas Igrejas”, “Música nas Esquinas”, “Poesia no Pelô”, “Pelourinho Galeria a Céu Aberto” e a “Programação Infantil”. As atividades acontecem a partir deste mês de setembro e prosseguem até janeiro de 2016.

O “Concerto nas Igrejas” vai levar cameratas para as igrejas do Pelourinho nas manhãs dos domingos, das 11h às 12h, buscando valorizá-las como espaços de cultura. A primeira edição será realizada no próximo domingo (6), na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com a récita lírica interpretada por Carlos Eduardo Santos (tenor), Vanda Otero (mezzo-soprano) e Hammurabi Ferreira (pianista), com participação de Mario Soares (spalla/primeiro violino da Orquestra de Câmara de Salvador).

Música nas Esquinas – De sexta a domingo, as ruas do Pelourinho irão receber a ação “Música nas Esquinas”, que consiste na realização de pocket shows de sexta a domingo, das 20h às 21h, em pontos específicos da região. Na sexta-feira (4), das 17h às 18h, o músico Helder Passinho vai convidar Pedro Degaut (trombone) e Maxwel Fragoso (saxofone) na Rua das Laranjeiras. No mesmo dia, das 18h às 19h, Fred Dantas vai tocar gafieira e outros ritmos dançantes na Rua Maciel de Baixo.

No sábado (5), das 17h às 18h, será realizado o pocket show de jazz “Baixo em Pauta” com Luciano Calazans e convidado no Largo da Cruz do Pascoal. Das 18 às 19h, Aderbal Duarte vai fazer uma performance de violão instrumental na Rua das Laranjeiras. Para finalizar a programação de sábado, Estevam Dantas vai apresentar pé de serra instrumental e piano das 19 às 20h, na Rua Maciel de Baixo.

No domingo (6), o Largo da Cruz do Pascoal vai receber, das 17 às 18h, Letieres Leite e Rumpilezzinho, que irão interpretar músicas de afro jazz. Já na Rua das Laranjeiras terá apresentação dos Skanibais, banda de ska reggae entre 18h e 19h.

Poesia no Pelô e programação infantil – A ação “Poesia no Pelô” vai levar para os bares, restaurantes, lojas e ruas com maior movimentação de pessoas, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h, coletivos poéticos que irão realizar performances literárias contemporâneas. A atração da quinta-feira (3) é o Sarau do Gheto.

As crianças também poderão aproveitar o Pelourinho através da “Programação Infantil”, que acontece aos domingos, a partir das 16h, no Largo do Cruzeiro de São Francisco. Neste domingo (6), a atração será o Grupo Canela Fina. Para participar confortavelmente da recreação, as crianças deverão levar cangas.

O colorido dos casarões tombados do Pelourinho vai se juntar às fotografias da “Pelourinho Galeria a Céu Aberto”, uma exposição composta por imagens com registros de obras de artistas plásticos moradores do Centro Histórico. A partir da segunda semana de setembro, as fotografias estarão disponíveis ao público através de galhardetes dispostos em postes da região.

Programação

Datas: 3 a 6/9/2015

Poesia no Pelô

Quando: Quinta-feira (3), das 19 às 21h

Artista: Sarau do Gheto

Onde: Ruas, bares e restaurantes do Pelourinho

Concertos nas Igrejas

Quando: Domingo (6), das 11 às 12h

Artistas: Concerto com Solistas – Récita lírica. Carlos Eduardo Santos (tenor), Vanda Otero (Mezzo-soprano) e Hammurabi Ferreira (pianista), com participação de Mario Soares (spalla da Orquestra de Camara de Salvador).

Onde: Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Programação Infantil

Quando: Domingo (6), a partir das 16h

Artista: Grupo Canela Fina

Onde: Largo do Cruzeiro de São Francisco

Obs.: Para participar confortavelmente da recreação, as crianças devem levar cangas.

Música nas Esquinas

Sexta (4)

Horário: 17 às 18h

Artistas: Helder Passinho convida Pedro Degaut (Trombone) e Maxwel Fragoso (Saxofone)

Onde: Rua das Laranjeiras

Horário: 18 às 19h

Artistas: Fred Dantas (Gafieira e outros ritmos dançantes)

Onde: Maciel de Baixo

Sábado (5)

Horário: 17 às 18h

Artistas: Baixo em Pauta com Luciano Calazans e convidado / Jazz

Onde: Largo Cruz do Pascoal

Horário: 18 às 19h

Artistas: Aderbal Duarte – Violão Instrumental

Onde: Rua das Laranjeiras

Horário: 19 às 20h

Artistas: Estevam Dantas (Pé de Serra Instrumental e piano)

Onde: Maciel de Baixo

Domingo (6)

Horário: 17 às 18h

Artistas: Letieres Leite e Rumpilezzinho /Afro jazz

Onde: Largo Cruz do Pascoal

Horário: 18 às 19h

Artistas: Skanibais – Ska Reggae

Onde: Rua das Laranjeiras​

Fonte: AGECOM / Foto: Reprodução Bahia Prime