Data de Hoje
24 April 2024

Programação cultural movimenta Pelourinho e Barra neste final de semana

Uma programação cultural diversa movimenta o Pelourinho e a Barra nesse final de semana, com ações desenvolvidas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Empresa Salvador Turismo (Saltur). Tratam-se dos programas Pelourinho Dia e Noite e do Viver Barra, que pretendem ocupar os espaços públicos de áreas com forte potencial cultural e turístico da cidade. O Pelourinho receberá concertos em igrejas, exposição de fotografias, entre outras atividades, enquanto a Barra terá uma extensa programação musical. Nos dois locais, haverá ainda circuito de mini bikes.

No Pelourinho, o “Concerto nas Igrejas” levará cameratas para as igrejas do Pelourinho na manhã do domingo, entre 11h e 12h, buscando valorizá-las como espaços de cultura. A ideia é criar um programa em que as famílias possam assistir às apresentações e, em seguida, apreciar o Centro Histórico, com passeios e programas gastronômicos. Os templos contemplados são a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Santa Casa da Misericórdia da Bahia, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e a Igreja de São Pedro dos Clérigos. 

Enriquecer a sonoridade do Pelourinho é a proposta da ação “Música nas Esquinas”. O local, consagrado por reunir grupos afros de samba-reggae, vai proporcionar aos visitantes uma percepção mais ampla da diversidade musical produzida na cidade. Serão realizados pocket shows de sexta a domingo, das 20 às 21h, em pontos específicos da região, em que músicos consagrados farão apresentações solos de diversos gêneros musicais. As esquinas que receberão as atrações estão localizadas na Rua das Laranjeiras, Rua Maciel de Baixo e no Largo Cruz do Pascoal (Carmo). 

Quem for curtir a noite das quintas-feiras do Pelourinho vai ter uma motivação a mais. Bares, restaurantes, lojas e ruas com maior movimentação de pessoas irão receber, entre as 19 e 21h, o quadro “Poesia no Pelô”, que consiste em levar para o cotidiano dos passantes reflexão e interação através de performances literárias contemporâneas. As atividades serão realizadas por coletivos poéticos que já desenvolvem trabalhos interessantes na cidade, buscando dar visibilidade a essa arte que também faz parte da tradição de Salvador. 

O colorido dos casarões tombados do Pelourinho vai se juntar às fotografias da “Pelourinho Galeria a Céu Aberto”, uma exposição composta por imagens com registros de obras de artistas plásticos moradores do Centro Histórico. As fotografias estarão disponíveis ao público através de galhardetes dispostos em postes da região, sendo que a cada bimestre um artista diferente será homenageado. As crianças também poderão aproveitar o Pelourinho através da “Programação Infantil”, que acontece aos domingos, a partir das 16h, no Largo do Cruzeiro de São Francisco e contará com apresentação de grupos de animação nas tardes de domingo.

Circuito de mini bikes – A Saltur, através do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), levará circuitos de mini bikes para o Pelourinho e Barra. No Pelourinho, a atividade será instalada na Praça da Sé, no sábado (05), das 13h às 17h; e no Farol da Barra, as crianças poderão se divertir no domingo (06), das 9h às 17h. Com as laranjinhas do Bike Salvador, as crianças poderão circular e se divertir com saúde. As mini bicicletas são próprias para crianças de três a oito anos. O espaço conta com monitores e o circuito possui elementos do trânsito como forma de trabalhar ludicamente as normas de tráfego nas crianças.

PROGRAMAÇÃO – PELOURINHO

Concertos nas Igrejas

Quando: Domingo, 06/09, das 11h às 12h

Artistas: Concerto com Solistas – Récita lírica. Carlos Eduardo Santos (tenor), Vanda Otero (Mezzo-soprano) e Hammurabi Ferreira (pianista), com participação de Mario Soares (spalla da Orquestra de Camara de Salvador). 

Onde: Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Programação Infantil 

Quando: Domingo, 06/09, a partir das 16h

Artista: Grupo Canela Fina

Onde: Largo do Cruzeiro de São Francisco

Música nas Esquinas

Quando: Sexta, 04/09, das 17h às 18h

Artistas: Helder Passinho convida Pedro Degaut (Trombone) e Maxwel Fragoso (Saxofone)

Onde: Rua das Laranjeiras 

Outra edição: Sexta, 04/09, das 18 às 19h

Artistas: Fred Dantas (Gafieira e outros ritmos dançantes)

Onde: Maciel de Baixo

Outras atividades

Sábado (05/09) 

Horário: 17h às 18h

Artistas: Baixo em Pauta com Luciano Calazans e convidado / Jazz 

Onde: Largo Cruz do Pascoal 

Horário: 18h às 19h

Artistas: Aderbal Duarte – Violão Instrumental

Onde: Rua das Laranjeiras 

Horário: 19h às 20h

Artistas: Estevam Dantas (Pé de Serra Instrumental e piano)

Onde: Maciel de Baixo

Domingo (06/09) 

Horário: 17h às 18h

Artistas: Letieres Leite e Rumpilezzinho /Afro jazz

Onde: Largo Cruz do Pascoal 

Horário: 18h às 19h

Artistas: Skanibais – Ska Reggae

Onde: Rua das Laranjeiras 

PROGRAMAÇÃO – BARRA

Sexta (04/09)

Horário: 17h30 às 19h

Artista: Orquestra de Pandeiros de Lauro de Freitas

Onde: Deck do Forte Santa Maria/Porto da Barra

Horário: 19h30 às 21h

Artista: Boca Prosa

Onde: Deck do Forte Santa Maria/Porto da Barra

Sábado (05/09)

Horário: 17h30 às 19h

Artista: Ingrid Carvalho e Marília Oliveira (Voz e Violão)

Onde: Largo do Farol

Horário: 19h30 às 21h

Artista: Banda O Mundo

Onde: Largo do Farol

Horário: 17h30 às 19h

Artista: Reinan Ribeiro e Luan Badaró (Tenor e Percussão)

Onde: Porto da Barra – Música no Ponto

Horário: 19h30 às 21h

Artista: Alan Moraes, Nilo Balla, Marcos Sena e Nivaldo Cerqueira (Voz, Baixo, Bateria, Guitarra e Saxfone)

Onde: Porto da Barra – Música no Ponto