Data de Hoje
20 April 2024
Foto Marcele Correia- click Notícias

Projeto de delimitação dos bairros de Salvador é aprovado

Projeto prevê divisão de Salvador em 163 bairros

Durante conturbada sessão, a Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta segunda-feira (18/09), o projeto que modifica a divisão territorial de Salvador, definindo 160 bairros, além de três ilhas.  Durante acordo foi aprovada de uma única emenda ao texto.
Tem gente que não sabe se mora no Horto ou em Brotas, se ao escrever seu endereço coloca São Lázaro ou Federação. E o Curuzu? É bairro ou logradouro da Liberdade?
Essa confusão existe não só na cabeça dos moradores de Salvador, mas também nos órgãos públicos. Enquanto os Correios trabalham com a existência de 183 bairros na capital baiana, a Embasa se baseia numa lista de 227 e setores da prefeitura têm entre quatro a seis divisões administrativas diferentes.

A emenda inclui outros oito bairros ao projeto que inicialmente definia 164 bairros como pertencentes a capital baiana, baseado em estudos realizados com colaboração de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Alto do Cruzeiro, Chame Chame, Colinas de Periperi, Horto Florestal, Ilha Amarela, Mirantes de Periperi, Vista Alegre e Dois de Julho serão apresentadas em até 180 dias para que passem por estudos técnicos que comprovem e sustentem as localidades a condição de bairro, para que então sejam oficialmente incluídos ao projeto. Após o acordo, o texto foi aprovado por unanimidade pelos 38 edis presentes.