Data de Hoje
27 April 2024
Foto reprodução

Projeto de lei quer reserva de 10% das vagas de estacionamento para motoboys, motociclistas e mototaxistas

O Projeto de Lei n° 29/2017, apresentado pela vereadora Ireuda Silva (PRB) tem como objetivo de, no mínimo, 10% das vagas de estacionamentos em edifícios comerciais serem reservados para ciclomotores, motonetas e motocicletas e prevê a instalação de placas com indicação das áreas reservadas nesses locais.

Segundo Ireuda, a medida tem dupla finalidade. De um lado ordenar o estacionamento, especialmente nos empreendimentos que são grandes geradores de fluxo, com repercussão no trânsito da cidade de maneira geral. O segundo é garantir mais respeito aos motociclistas evitando que eles estacionem em locais proibidos, por exemplo, em calçadas ou ocupando sozinho a vaga destinada a um veículo maior, como um automóvel. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito a frota de motocicletas, nos últimos 10 anos, teve um crescimento de 400%.

O presidente do Sindicato dos Motociclistas de Salvador, Henrique Baltazar, afirma que 11.765 motociclistas circulam pelas ruas de Salvador, dentre eles, 5  mil profissionais, em média, e ressalta, “é muito complicado para os motoboys que trabalham no dia a dia, sem estacionamentos, tendo que tirar do seu sustento para pagar em locais privados e que, ás vezes, não aceitam motos nem pagando’’.