Data de Hoje
18 April 2024

Projeto de tombamento do bambuzal do aeroporto é protocolado na Câmara

O bambuzal existente na área de acesso à entrada e saída do Aeroporto Internacional de Salvador, Luiz Eduardo Magalhães, deve se tombado como patrimônio paisagístico. É o pretende o projeto de lei protocolado ontem (22/01) pelo vereador Felipe Lucas (MDB), na Câmara Municipal.

A área sofreu intervenções com a retirada de parte do bambuzal pela CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela construção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A ação da concessionária foi alvo de notificação da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), que notificou a empresa no último sábado (20).

De acordo com o edil, o objetivo da proposta “é proteger a paisagem, para evitar sua descaracterização ou extinção”. Na justificativa do projeto, Felipe Lucas cita o bambuzal como “marca de reconhecimento mundial” da capital baiana. “Assim como a região de Pisa é conhecida por sua torre inclinada, o Rio de Janeiro pelo Cristo Redentor, uma das marcas de nossa capital é, também, seu bambuzal, imponente, sombreando o acesso ao aeroporto. Queremos impedir legalmente sua destruição”, ressalta Lucas.