Data de Hoje
11 May 2021

Projeto Sextas Instrumentais movimenta espaços culturais

Centros de cultura de Salvador e região metropolitana recebem apresentações gratuitas das Cameratas Quadro Solar e Quarteto Novo

Os espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) juntamente com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) dão continuidade ao projeto Sextas Instrumentais, que acontece nas sextas-feiras do mês de outubro, levando música erudita aos espaços culturais de Salvador e região metropolitana.

A camerata Bahia Cordas, formada por Andréa Bandeira (flauta), Maria Cândida Lobão (violoncelo) e Mário Gonçalves (violino), vai levar um repertório variado, indo desde música barroca passando por música sacra e popular até músicas autorais para o Espaço Cultural Alagados no dia 02, às 15h e para a Casa da Música no dia 09, às 10h. O grupo já tem levado música de concerto para escolas, entidades filantrópicas, igrejas, centros espíritas e hospitais.  No dia 16, o sexteto Opus Lumen leva peças eruditas, contemplando a música clássica e popular, para o Cine Teatro Lauro de Freitas, atraindo um público diverso, tornando estreita a relação entre música clássica, funcionamento e o repertório apresentado.

CARD_SEXTAS_INSTRUMENTAIS_OUTUBRO

Foto: Reprodução

O Sextas Instrumentais é arquitetado para que todos os grupos circulem pelos espaços culturais participantes: o Cine Teatro Lauro de Freitas, o Cine Teatro Solar Boa Vista, o Centro Cultural de Plataforma, o Espaço Cultural Alagados e a Casa da Música. Fazem parte do projeto quatro cameratas formadas por músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia: Opus Lúmen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturaisbahia.org.

Fonte: Ascom Cultura/ Foto Divulgação
Facebook Comments