Data de Hoje
29 March 2024

Quem está fora, quem pode pintar, quem volta: Tite convoca seleção brasileira nesta sexta

O técnico da seleção brasileira masculina de futebol, Tite, convoca às 11h, nesta sexta-feira, pelo menos 23 jogadores para retornar a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Mais de seis meses depois da última partida, a Seleção enfrenta o Equador, dia 4 de junho, em Porto Alegre, e Paraguai, dia 8, em Assunção. Os dois jogos estão marcados para 21h30.

Além da convocação principal, o técnico André Jardine também vai anunciar a lista de atletas com até 24 anos para os últimos testes – ainda não confirmados – para a Olimpíada de Tóquio.

A Copa América começa seis dias depois do segundo jogo das Eliminatórias. O Brasil enfrenta a Venezuela, dia 14, em Bogotá, na Colômbia, pela rodada de abertura do grupo B. Tite e sua comissão técnica devem anunciar nesta coletiva de sexta como vão fazer as alterações, se houver, na lista para a competição continental.

A lista para o torneio continental deve ser entregue até o dia 10 – ou seja, dois dias depois do jogo com os paraguaios.

Confira panorama para a convocação de Tite:

 

Quem está fora

 

Um desfalque confirmado é o meia Philippe Coutinho, segundo jogador mais convocado por Tite em seu período na Seleção. O jogador do Barcelona passou por nova cirurgia e não vai ter tempo hábil para participar nem mesmo da Copa América.

Outro problema é pontual: o meio-campista Douglas Luiz, do Aston Villa, está suspenso, com dois cartões amarelos. Titular nas quatro primeiras rodadas das Eliminatórias, ele será desfalque na partida contra o Equador, mas deve ser chamado para ficar à disposição contra o Paraguai.

Convocado como lateral-direito nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias, mas cortado da segunda por Covid-19, Gabriel Menino está fora dos jogos do Palmeiras, em trabalho especial da preparação física do clube, e é dúvida na lista.

Goleiros

 

O trio preferido de Tite está disponível e não deve ter surpresas, com Alisson, Ederson e Weverton. Santos, do Athletico-PR, é sempre opção de segurança da comissão técnica.

Zagueiros

 

Há outro trio praticamente garantido, com o finalista da Liga dos Campeões Thiago Silva, Marquinhos, em grande fase no PSG, e Eder Militão, do Real Madrid. Nas últimas listas, a quarta vaga teve Diego Carlos, do Sevilla, e Felipe, do Atlético de Madrid – Militão foi cortado.

Desconvocado na última rodada das Eliminatórias por conta de lesão, Rodrigo Caio, do Flamengo, ainda está fora de combate e corre por fora. Ele volta ao time de Rogério Ceni nas finais do Carioca.

Laterais

 

Ainda há expectativa pelo retorno de Daniel Alves, que voltou a atuar na lateral direita pelo São Paulo. Ele sentiu lesão muscular em jogo contra o Racing, mas não deve ser problema para possível convocação. Danilo, da Juventus, é nome certo. Na esquerda, o titular é Renan Lodi, que vem jogando menos no Atlético de Madrid.

Alex Telles foi convocado da última vez, mas há concorrência de nomes no mercado brasileiro, como Filipe Luís, do Flamengo, e Guilherme Arana, do Atlético-MG, que foi na última lista, pois Telles havia testado positivo e tinha chance de não ficar no grupo. Alex Sandro, campeão da Copa América de 2019a, também está na luta pelo retorno ao time de Tite.

Meias

 

Retirado da lista de Jardine após o corte de Philippe Coutinho, Lucas Paquetá é cotadíssimo para voltar à Seleção. Revelação do Flamengo, o meia vive boa fase desde a chegada ao Lyon, da França.

Mesmo longe da melhor fase pelo Flamengo, Everton Ribeiro, que foi titular nas últimas duas partidas das Eliminatórias e fez bons jogos, é presença esperada na lista de Tite.

Se há uma surpresa na expectativa, ela atende pelo nome de Claudinho. No currículo, tem lá: eleito melhor meia, revelação e craque do último Brasileirão. O meia do Bragantino foi observado “in loco” algumas vezes pelos auxiliares de Tite e foi elogiado publicamente pelo treinador.

Craque do último Brasileirão, Claudinho pode ser novidade na convocação — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Craque do último Brasileirão, Claudinho pode ser novidade na convocação — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Entre os volantes, Casemiro e Fabinho voltam. Douglas Luiz, mesmo suspenso na primeira partida, deve ser lembrado. Arthur jogou nesta semana contra o Sassuolo, mas vinha de período inativo. Ele fez gol contra o Uruguai e agrada a Tite. Concorrem por vaga Allan, do Everton, Bruno Guimarães, do Lyon, Gerson, do Flamengo, e Edenilson, do Inter. Bruno e Gerson também concorrem ao time de Jardine.

Atacantes

 

O quarteto Neymar, Roberto Firmino, Richarlison e Gabriel Jesus é parte do grupo fixo de Tite. Com mais duas vagas, disputam Everton Cebolinha, em fase apagada no Benfica, e Vini Junior, que estavam na última lista. Mas existe expectativa pelo retorno de Gabigol.

Pedro, também do Flamengo, e Thiago Galhardo, do Internacional, foram lembrados na última lista e correm por fora.