Data de Hoje
19 June 2021

Radar flagra 760 por dia por excesso de velocidade

radar-fiscalizacao-eletronica_1551315

Dos 234 radares previstos para serem instalados nas vias de Salvador até o final deste ano, 98 estão em funcionamento. Com a intensificação da fiscalização, uma média de 760 condutores são multados por dia nas ruas da capital baiana por excesso de velocidade.

Para fortalecer a vigilância, na semana passada o governo federal autorizou as prefeituras de todo o Brasil a utilizar câmeras de monitoramento no trânsito (veja matéria ao lado).

Em Salvador, 4 equipamentos de fiscalização eletrônica aguardam aferição do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), e 18 deles estão em fase de montagem e instalação.

Saiba mais

Transalvador estuda redução de velocidades máximas

Câmeras de monitoramento serão usadas na fiscalização

Além dos 98, a Transalvador conta com outros dois radares estáticos (aqueles que podem ser transportados de um local para outro), que são utilizados na fiscalização em 117 trechos de avenidas de Salvador.

Entre janeiro e 27 de julho deste ano, já foram emitidas 158.446 notificações para motoristas que transitam em velocidade superior em até 50% à máxima permitida.

Segundo o titular da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Fabrizzio Muller, o prazo para a implantação dos equipamentos pode ser ajustado, por questões orçamentárias

Escondido

Um destes novos equipamentos, implantado na avenida Afrânio Peixoto (Suburbana) tem gerado reclamação de moradores de Praia Grande, no Subúrbio Ferroviário.

Eles dizem que o radar está “escondido” atrás de um poste. Em um mês, o vigilante Alberto Borges, 39, já foi multado cinco vezes por excesso de velocidade, após ser flagrado pelo aparelho.

“Ninguém consegue ver. Isso está prejudicando as pessoas, muitas estão sendo multadas. Tenho minha carteira (de habilitação) desde 1998 e nunca tinha sido multado”, conta ele.

Alberto diz que irá recorrer da decisão, por considerar irregular a localização do radar sem aviso prévio. A via conta com placas que informam a velocidade máxima permitida (60 km por hora) e que há fiscalização eletrônica ao longo dos 14 km.

O técnico de refrigeração Dorival de Jesus, 36, também morador do local, concorda com a localização do equipamento. “Não tem que avisar a ninguém onde está. As pessoas é que precisam respeitar o limite. Hoje, os casos de atropelamentos reduziram bastante aqui”, afirma.

Na avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), outro radar fica atrás de uma ponte próximo a um ponto de ônibus, no sentido Iguatemi.

O advogado Marcelo Araújo, presidente da Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Paraná, afirma que a legislação não obriga que os órgãos de trânsito informem a localização dos radares. Segundo ele, a determinação é que haja informação sobre a velocidade máxima permitida.

Muller diz que o equipamento não está escondido. “A implantação do radar foi um pedido da comunidade. Ele realmente ficou atrás do poste. É preciso ter distância mínima e máxima para o semáforo e para o outro equipamento, e coincidentemente ficou ali”, explicou.

Diferenças

Os antigos aparelhos usavam sensores fixados no asfalto para detectar os veículos, enquanto os novos fazem a detecção por laser ou doppler 3D. Com isso, a identificação da placa do veículo é feita imediatamente, enquanto os modelos anteriores tiravam uma foto, além de danificarem com ações de recapeamento e com a própria vibração dos carros.

Na rua Marques de Leão, um radar está localizado para fiscalizar os veículos na direção contrária. Ele foi instalado antes de a via ter o sentido invertido. Esta é outra vantagem.

Veja as avenidas e pontos de referência dos radares

Av. Magalhães Neto
Hospital da Bahia; Acbeu

Av. Oceânica
Rua Marquês de Caravelas; Correios (Farol da Barra)

Av. Luís Viana Filho
Dois próximos à Av. 2, no CAB; dois na saída do  Extra; dois no  Posto 3; Shopping Paralela (dois em cada sentido); dois próximos ao Bairro da Paz; dois em frente à rua Procurador Nelson Castro; concessionárias da Mercedes-Benz e Sanave; saída do Parque Tecnológico

Av. Sete de Setembro
Edifício Glória; Almoxarifado do Hospital Espanhol; 2º Distrito Naval

Av. Almirante Marques de Leão
Rua Prof. Lemos Brito

Av. Mario Leal Ferreira
Posto Mataripe

Av. Carybé
Em Frente ao Posto Shell (um em cada sentido); Passarela da avenida (nos dois sentidos)

Av. Pres. Costa e Silva
Fonte Nova

Av. ACM
Parque da Cidade (um em cada sentido); Edifício Fernadez Plaza; Hiper Bompreço; rua da Polêmica

Av. Tancredo Neves
Faixa Exclusiva Madeireira Brotas (um em cada sentido);

Av. Luís Eduardo Magalhães
Retorno após túnel (um em cada sentido); Acesso do 19º BC (um em cada sentido); antes do túnel; Km 3,2 (sentido Retiro)

CAB
Av. 4, sentido Av. Paralela e sentido Sussuarana; Centro de Exposições sentido Cabula;

Av. Barros Reis
Ruas Albertino Magalhães e Marquês de Maricá

Av. Vasco da Gama
Via Exclusiva de Ônibus Prox. do Número 944 (um em cada sentido); Conjunto Santa Madalena

Av. Octávio Mangabeira
Clube 2004, sentido Pituba; rua Gilberto Amado (um em cada sentido); em frente à Av. Iemanjá (um em cada sentido); rua Sargento Renato Santos; rua Iemanjá; Multi Shop nº 6.929 (um em cada sentido); SESC Piatã (nos dois sentidos); Bambara bar e restaurante; Dececap; rua Padre Silveira Sales

Av Manoel Dias da Silva
R. Fernando De Noronha

Av. Dorival Caymmi
Prox. Rotatória da EBDA (um em cada sentido); Bompreço, sentido orla

Av. Presidente Castelo Branco
Túnel Américo Simas

Av. Pinto de Aguiar
Greeville (um em cada sentido); Ucsal (nos dois sentidos)

Al. Dilson Jatahy Fonseca
Cond. Ponta de Areia; Parque Atlântico Residencial

Av. Afrânio Peixoto
Motel Oasis (um em cada sentido); Rua Pedro Lopes; Rua da Glória; rua dos Ferroviários; Conjunto Nova
Primavera (nos dois sentidos)

Rua Carlos de Caravelas
Edifício Harmonia

Av. Prof. Manoel Ribeiro
Pingo de Gente (nos dois sentidos)

Av. São Cristóvão
Colégio Helena Matheus (nos dois sentidos)

Av. Anita Garibaldi
Colégio Evaristo da Veiga; Edf. Garibaldi

Av. Paulo VI
Rua das Camélias; Rua Rubem Berta

Av. General Graça Lessa
Escola Municipal ACM (nos dois sentidos)

Av. São Rafael
Hospital São Rafael, sentido São Marcos

 

 

Facebook Comments