Data de Hoje
18 April 2024

Recadastramento do SUS provoca correria aos postos de saúde em Salvador e prazo é prorrogado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) voltou atrás e estendeu até 30 de setembro o prazo para o recadastramento obrigatório do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito após postos de saúde da capital baiana amanhecerem com filas nesta sexta-feira (28/8).

Na última quinta (27), a SMS tinha informado que os moradores de Salvador precisavam realizar o recadastramento até segunda (31/8), por meio do site ou em uma das 152 unidades básicas de saúde da rede municipal. O aviso deixou a população preocupada e diversas filas se formaram em postos espalhados pela cidade.

Em vídeos, é possível ver as pessoas reclamando da aglomeração e da falta de organização das filas em um posto no bairro de Pau da Lima. Em outro vídeo, desta vez na Gamboa, algumas pessoas estão dentro da unidade médica esperando atendimento e outras estão do lado de fora, em uma fila que chega a ‘invadir’ a calçada. Já em Paripe, uma aglomeração aguarda atendimento.

Videos:

https://twitter.com/aratuonline/status/1299363233728475137

A SMS começou o recadastramento do cartão do SUS em janeiro, seguindo determinação do Ministério da Saúde já que é fundamental para que a capital baiana possa receber recursos da União na área. Toda a população deve ser recadastrada, até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde e aqueles usuários que não utilizam com frequência o sistema do SUS. As pessoas que já possuem cadastro realizado pelo agente comunitário de saúde não precisam realizar o procedimento novamente.

Durante a inauguração da requalificação da Prainha do Lobato, no Subúrbio Ferroviário, na manhã desta sexta, o prefeito ACM Neto Neto explicou que houve alguns problemas na plataforma virtual do recadastramento. “Somente ontem, quando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou o site, 200 mil pessoas efetuaram o recadastramento. Recebemos, pelas redes sociais, muitas reclamações de que o sistema não estaria funcionando. Esses problemas são normais em se considerando que muita gente está acessando ao mesmo tempo. Peço um pouco de paciência. Determinei o reforço no sistema e na equipe para melhorar esse atendimento virtual. O importante é que todos se recadastrem”, disse.

Vale lembrar que para o procedimento presencial, os moradores deverão informar o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau. É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda documentação.

Fonte: Aratu Online