Data de Hoje
18 June 2024
Foto Reprodução

Reunião dos partidos PT, PSB e PCdoB termina sem definição mais uma vez

Rotulado como o ‘’Dia D’’ para definição dos papéis do PT, PSB e PCdoB nas eleições municipais de Salvador foi adiado mais uma vez. Quase três horas depois de conversas, a reunião, realizada entre o fim da tarde e a noite desta quinta-feira (7) na sede da Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), foi liderada pelos presidentes estadual, Everaldo Anunciação, e municipal do PT, Marta Rodrigues, e terminou com apenas uma deliberação: uma nova conversa com a senadora Lídice da Mata (PSB), que esteve no encontro, será realizada na manhã desta sexta (8).

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) foi a primeira a participar dos diálogos, feitos em separado com cada uma das aspirantes ao Palácio Thomé de Souza. O PT definiu como prioridade ter a senadora socialista como candidata a prefeita, mas esbarra na investida da comunista, que conquistou o apoio do PSD segundo maior partido da base de apoio ao governador Rui Costa (PT) e se credenciou para o pleito.

As legendas trabalham com as hipóteses de ter Lídice e Alice na mesma chapa ou cada uma em separado PSB com PT e PCdoB com PSD, o que, embora seja admitido pelos próprios aliados como disputa no mesmo campo, é hoje o cenário mais provável. O principal impasse nas negociações segue na formação das coligações proporcionais. Enquanto o PT propõe uma chapa com as quatro legendas PSD incluído, tanto PSB quanto PCdoB entendem que perderão vagas de vereadores para os petistas, que têm maior densidade eleitoral e estrutura de campanha, e clamam pela “pulverização”.

No cronograma das legendas, o anúncio da decisão será realizado nesta sexta (8), devido à proximidade do período determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as convenções partidárias: de 20 de julho a 5 de agosto.

Por Click Notícias