Data de Hoje
23 October 2021

Rui costa lança varios candidatos a prefeitura de salvador um dos nomes fortes Antonio Brito

Com isso, Brito se junta a Alice Portugal, Isidório e outros apoiadores que correm por fora

 

O nome do deputado federal Antônio Brito (PTB) ganhou um impulso ontem dado pelo governador Rui Costa (PT), que disse ver no parlamentar um homem com grandes qualidades para disputar a prefeitura de Salvador no ano que vem.

Como a estratégia do PT é pulverizar candidaturas da sua base aliada para garantir um segundo turno contra o prefeito ACM Neto (DEM), que deve ir forte para a sua reeleição, Brito se junta à deputada federal Alice Portugal (PCdoB), ao deputado estadual Sargento Isidório (de saída do PSC) e outros apoiadores que correm por fora. Além disso, o PT já definiu que terá candidato próprio, a questão agora é fazer o filtro para saber quem vai representar a legenda nas urnas de Salvador, cidade que nunca foi governada pelo partido.

Durante entrevista à rádio Metropóle, o governador fez elogios ao perfil do parlamentar e destacou que a decisão só depende do petebista. “Eu já conversei com ele, é uma pessoa que reúne todas as qualidades e condições para pleitear a candidatura em qualquer cidade da Bahia e também em nossa capital. Ele tem uma atenção especial pela educação e acho que seria um excelente candidato, mas, é óbvio, depende da decisão dele”, disse o chefe do Executivo estadual.

Brito, que tem domicílio eleitoral em Salvador, diz se encontrar diante de três pontos essenciais e que precisam ser avaliados. Seguir o mandato de deputado, com amplo reconhecimento na defesa das Santas Casas de Misericórdia e com atuação em cerca de 20 cidades onde teve expressiva votação em todo o estado da Bahia; optar por deixar a luta um pouco de lado e se dedicar à candidatura para prefeito de Salvador; ou sair candidato à prefeitura de Jequié, onde obteve mais de 36 mil votos no ano passado e para onde teria que transferir seu título eleitoral até o início de outubro, um ano antes da eleição municipal.

Em conversa com a Tribuna, o parlamentar, que tem seu pai vereador de Salvador pelo PTB e que já se colocou à disposição do partido para disputar o Executivo, disse ter visto a declaração de Rui Costa com “bastante satisfação”. “Tenho enorme admiração pelo trabalho que ele vem fazendo e essa é uma declaração que me deixa feliz. Do ponto de vista objetivo, temos debate ainda a fazer. Eu teria, por exemplo, dez dias para fazer mudança de domicílio eleitoral se fosse me candidatar em Jequié”, lembrou o deputado.

Antônio Brito é apontado como a aposta do PT enquanto aliado para enfrentar o atual gestor da cidade soteropolitana, embora oficialmente a direção do partido negue tal articulação. No entanto, o próprio governador admitiu ter conversado com o parlamentar sobre o assunto e o petebista pode estar se sentindo balançado com a proposta. Procurado recentemente pela reportagem para falar sobre o interesse dos petistas no deputado federal, o presidente estadual do PTB, Jonival Lucas, endossou as palavras do parlamentar de que ainda não tem nada definido. “Antônio Brito teve uma expressiva votação em Jequié e tem o interesse da sociedade local para que ele possa ser candidato.

Da mesma forma Salvador. […] Ele tem compromisso com o mandato, preocupação com a imagem construída até aqui e que poderia ser atingida se se afastasse agora”, revelou o dirigente da legenda. Everaldo Anunciação, presidente do PT na Bahia, não foi encontrado para falar da declaração do governador Rui Costa, mas no final do mês passado afirmou que a candidatura de Brito é legítima, assim como as dos demais aliados. “Tem feito um bom trabalho de articulação na área da saúde, das filantrópicas e voltado para o social. Tem respaldo, tem legitimidade. Agora, a gente não vai apresentar um nome de outro partido para ser candidato”, disse o petista.

Assim, partidos aliados como o PT, PTB, PCdoB, PSB, PP, PSD, PTN e outros mais próximos poderão ter nomes no pleito com o intuito de levar a disputa para o segundo turno e lá uma das apostas ter o apoio das demais agremiações contra o prefeito ACM Neto, até então avaliado como o melhor prefeito do Brasil.

FONTE TRIBUNA
Facebook Comments