Data de Hoje
29 March 2024

Rui declara luto oficial de um dia no Estado, pela morte de Jorge Portugal

“Era, antes de tudo, um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo que estiveram sempre no centro do seu trabalho, fosse como administrador público, professor e artista”, a afirmação foi feita pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), na noite desta segunda-feira (3), após saber do falecimento de Jorge Portugal, professor, escritor, poeta e ex-secretário de Cultura da Bahia.

“Imensamente entristecidos, lamentamos a morte do ex-secretário de Cultura de Estado Jorge Portugal. Educador, poeta, compositor, Jorge era um homem de múltiplos talentos, todos exercidos com a energia e a simpatia que inspirava todos à sua volta”, escreveu Rui em outro “post”, publicado no Twitter.

Segundo a nota do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) – casa de saúde onde Jorge estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiovascular, desde a tarde da presente data-, ele faleceu por volta das 20h15, vitimado por uma “falência cardíaca aguda”.

Durante as postagens, Rui Costa ainda anunciou que decretou “um dia de luto oficial na Bahia”.

“Como diz um dos seus versos: “Uma nação diferente, toda prosa e poesia, tudo isso finalmente, só se vê, só se vê na Bahia”. Nossos sentimentos para seus amigos e familiares por essa grande perda. Decreto um dia de luto oficial na Bahia pela morte de Jorge Portugal”, completou o governador, em uma sequência de três publicações no Twitter.

Sobre Jorge

Natural da cidade de Santo Amaro, no recôncavo da Bahia, Jorge Portugal nasceu em 5 de agosto de 1956; ele era formado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). No currículo, além de educador, ele também foi poeta, letrista e compositor brasileiro.

Jorge ganhou notoriedade por obras voltadas para estudos universitários, a exemplo do livro “Redação é assim”, adotado por cursos pré-vestibulares de Salvador.

O professor ainda se consolidou como apresentador de televisão ao liderar, por nove anos, o programa “Aprovado” (produção educativa voltada para estudantes universitários, que era transmitida pela TV Bahia).

No ramo da música, entre as diversas canções compostas por Jorge, ganha destaque “Só se vê na Bahia”, escrita em parceria com Roberto Mendes.

No ano de 2015, Jorge Portugal foi nomeado secretário de Cultura da Bahia, onde ficou até 2017.

Fonte laurohoje