Data de Hoje
26 April 2024

Rui e ACM Neto apresentam plano para reabertura dos shoppings e demais atividades em Salvador

O governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto, apresentaram na manhã desta terça-feira (07/07), em coletiva online, o plano de reabertura dos shoppings e demais atividades em Salvador. Serão três fases e na primeira serão contemplados shopping centers, comércio de rua acima de 200 metros quadrados, templo religiosos e igrejas, e drive in.

Conforme os gestores, todas as atividades vão ter que respeitar os protocolos gerais e a implementação das respectivas fases vai depender da taxa de ocupação das unidades médicas. Atualmente a taxa de ocupação do leitos na capital baiana é de 82%. Rui lembrou que nos próximos dias serão abertos 75 leitos, o que vai reduzir a taxa de ocupação.

“São parâmetros que valem não só para a capital mas para todo o território estadual e que foram feitos conjuntamente entre Estado e Prefeitura. Nosso desafio é reduzir o número de óbitos, que nos últimos dias se manteve entre 50 e 60 diários. Por isso intensificamos, da última semana para cá, a orientação de internamento daqueles pacientes que procuram UPAs e unidades de saúde, justamente para reduzir o número de pacientes em UTIs e, consequentemente, o número de óbitos. A nossa prioridade é salvar vidas”, enfatizou Rui.

A fase 1 será iniciada assim que o número alcançar 75% durante 5 dias consecutivos. A segunda fase, que contempla academias, barbearias e salões, lanchonetes, bares e restaurantes, será implementada quando for atingido 70%, também por 5 dias. A última fase, que envolve parques de diversões e temáticos, teatros, cinemas e demais casas de espetáculos, clubes sociais, centro de eventos, será iniciada quando a taxa de ocupação atingir 60%, pelo mesmo período das anteriores.

ACM Neto afirmou que as escolas, praias e o futebol profissional seguirão um protocolo específico e a data de divulgação ainda não foi revelada.

Para Neto, a elaboração de um protocolo conjunto permitirá uma melhor compreensão da sociedade, bem como garantirá a segurança e transparência de todas as decisões tomadas de agora em diante. “Não tenho dúvida que a decisão de fazer um protocolo comum foi a mais acertada. Nossas equipes técnicas se juntaram, dialogaram exaustivamente e chegaram a esse plano de abertura que será ativado gradativamente e por três diferentes estágios”.