Data de Hoje
20 April 2024

SAC Móvel atende comunidades quilombolas pela primeira vez

SAC Móvel em Santiago do Iguape

SAC Móvel em Santiago do Iguape

A comunidade de agricultores e pescadores quilombolas de Santiago do Iguape – vila pertencente ao município de Cachoeira –, é uma das 30 localidades quilombolas da Bahia atendidas, pela primeira vez, pelo SAC Móvel. A população da comunidade localizada no Recôncavo baiano já está recebendo atendimento, desde segunda-feira (12), tendo disponíveis serviços como emissão de Certidão Negativa de Antecedentes Criminais, carteira de identidade (RG) e CPF, atendimento da Ouvidoria Geral, além de recadastramento de inativos e pensionistas do Estado. A ação nas comunidades quilombolas vai até o dia 1º de agosto e percorrerá as regiões oeste, sul e do Recôncavo.
 
A visita da unidade móvel do SAC a Santiago do Iguape possibilitou que Fernando Eugênio Bulcão Rangel, 16 anos, portador de necessidades especiais, emitisse a primeira via da carteira de identidade. “Há muito tempo eu estava pensando em tirar este documento para que ele recebesse o auxílio doença”, afirmou a mãe de Fernando, a professora Maricélia Bulcão, que, após utilizar o serviço, ficou feliz por não precisar realizar o procedimento na capital. “Meu filho é autista e fica agitado quando vê muitas pessoas, por isso foi muito bom termos este atendimento na localidade”, destacou.
 
Também beneficiada pelo atendimento do SAC Móvel, a agente comunitária de saúde, Nize Barbosa da Cruz, pôde obter a segunda via da carteira de identidade. “Tivemos grande facilidade. Às vezes vamos a outros locais, fornecemos os nossos dados e só podemos pegar o documento em outra data marcada. Já aqui, recebemos na mesma hora”, afirmou.
 
De acordo com a coordenadora geral do SAC Móvel, Maria de Fátima Brandão, a previsão de atendimento nestes últimos cinco dias é de duas mil pessoas. “O objetivo é atender as comunidades locais, pois são cidadãos que não possuem os documentos básicos, como certidão de nascimento, carteira de trabalho e carteira de identidade, por conta do difícil acesso a Salvador”.
Ainda na região de Cachoeira, outras 13 localidades serão contempladas pela ação. Entre 15 e 19 de julho, das 8h às 18h, receberão atendimento as comunidades de Kaonge, Kalembá, Kaimbongo Velho, Kalolé, Dendê, Imbiara, Engenho da Ponte, Engenho da Praia, Engenho da Vitória, Tombo, Engenho Novo, Engenho da Cruz e Brejo.
Confira o cronograma completo do SAC Móvel nos municípios neste mês:

 
Rota 01
16 e 18 de julho – Bom Jesus da Lapa
20 e 21 de julho – Serra do Ramalho
23 e 24 de julho – Iuiu
26 e 27 de julho – Malhada
29 e 30 de julho – Feira da Mata
 
Rota 02
12 a 19 de julho – Santiago do Iguape (Cachoeira)
21 e 22 de julho – Castro Alves
24 e 25 de julho – Santo Estevão
27 e 28 de julho – Candeal
30 e 31 de julho – Santaluz
 
Rota 03
17 e 18 de julho – Iguaí
20 e 21 de julho – Ibicuí
23 e 24 de julho – Firmino Alves
26 e 27 de julho – Itapetinga
29 e 30 de julho – Macarani
31 de julho e 1º de agosto – Maiquinique