Data de Hoje
29 March 2024
Foto: Reprodução

Saiba como se cuidar das viroses pós-carnaval ‘Taquitá’ e ‘Santinha’

Depois de sete dias oficiais de festa, pré-Carnaval, aglomeração, má alimentação, excesso de atividades e pouco descanso, surgem uma série de viroses que costumam atingir os foliões após o período de folia. Os dois hits do carnaval, Táquitá e Santinha, foram os escolhidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para denominar as doenças desse ano. De acordo com o órgão, as pessoas precisam tomar algumas precauções para evitar a proliferação ou até mesmo os sintomas.

De acordo com a Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), existem algumas medidas que podem ser tomadas dentro de casa. Para quem apresenta sintomas de gripe, ingerir bastante água e repousar são cuidados fundamentais. Caso persista com febres e diarreias, a solução é procurar um médico.

No caso da conjuntivite, a inflamação pode aparecer ou ser potencializada em ambientes com muitas pessoas. O tratamento é à base de pomadas e colírios, sendo importante o acompanhamento de um oftalmologista.

Segundo a Visa, os postos de saúde municipais apresentam movimento normal até o momento. No entanto, tudo pode mudar devido ao tempo de encubação das doenças. A SMS orienta que a população fique atenta aos devidos sintomas.

R7