Data de Hoje
19 April 2024
Gestante/ Foto: Reprodução

Saiba quais os benefícios de exercícios para gestantes

Gestar um filho, abrigar uma vida dentro de si é sem dúvida nenhuma um dos momentos mais importantes na vida de qualquer mulher que deseje ser mãe. Mas a gravidez é um momento onde em, apenas nove meses, o corpo sofre muitas transformações. As alterações hormonais e anatômicas geram mudanças na distribuição da massa corpórea, na dinâmica articular e na força muscular. Além disso, o aumento do útero, das mamas, do volume sanguíneo, a retenção de líquidos, são responsáveis pelo peso adquirido durante a gestação. Esse aumento de peso, associado ao desequilíbrio no sistema articular, promove não só perturbações do centro de gravidade e maior oscilação do corpo, como também interfere no equilíbrio, na marcha e na realização das atividades de vida diária.

“Como consequência, surgem as compensações biomecânicas com o objetivo de reduzir o impacto dessas alterações e favorecer a adaptação do sistema musculoesquelético a essa sobrecarga”, afirma a fisioterapeuta Priscila Valladares (crefito – 178226), que trabalha com gestantes na academia Akuarina, na Pituba e no Espaço Calli, no Rio Vermelho. Segundo ela, atividades como hidroginástica, pilates e yoga, ou mesmo RPG, hidroterapia e watsu ajudam muito, tanto física quanto psicologicamente, às futuras mamães. E para as que querem e podem, existe o circuito gestante, um programa de exercícios terapêuticos que previne dores e promove a saúde da gestante através de  exercícios tanto em solo quanto na água.

Para a gestora de sustentabilidade Luciana Gutmann, que está com 30 semanas de gravidez e faz aulas de RPG e circuito gestante na Akuarina, fazer exercícios tem sido fundamental para parar com as crises de enxaqueca e diminuir as dores na coluna. “Quando eu estava com três meses de gravidez, comecei a ter muitas crises de enxaqueca porque a região da cervical ficou muito tensa. Entrei no RPG logo em seguida e parei de sentir as dores na cervical.

Com quatro meses, quando a barriga de fato começou a aparecer e o centro de gravidade do corpo mudou, comecei a sentir muita dor na região torácica. A dor era tão grande que as vezes eu não conseguir ficar sentada, nem em pé. Entrei no circuito gestante. Às vezes ainda sinto um pouco de dor, mas desde do início do acompanhamento parei de ter as crises de enxaqueca e me sinto bem melhor o que antes”.

Antes de iniciar qualquer tipo de exercício físico a gestante deve passar por um uma avaliação  fisioterapêutica detalhada para se verificar a presença de alguma contraindicação, distúrbio postural, problemas músculo esqueléticos comuns no período gestacional e/ou alterações cardiopulmonares que a impossibilitem de fazer atividade física ou mesmo que requeiram um acompanhamento mais direcionado e individualizado pelo fisioterapeuta.

Tribuna da Bahia