Data de Hoje
25 April 2024

Saiba quais são os dez carros mais roubados em Salvador e os bairros mais perigosos

A compra de um carro pode ser a realização de um sonho para alguns e o início de um pesadelo para muitos, a maior prova disso são os altos números de roubos a veículos em todo o país. Em Salvador, por exemplo, dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) mostram que, apenas nos primeiros quatro meses deste ano, 1.883 carros já foram roubados ou furtados na capital.

O consultor de seguros, Marcos Antônio Ferreira, conversou com o VN sobre o assunto e explicou que, normalmente, os carros mais levados pelos assaltantes vão do ‘1.0’ até o ‘1.4’. Segundo o profissional, esses carros são os mais fáceis para “ganhar dinheiro”.

“Eles pegam o carro, levam até um determinado ponto e entregam por qualquer dinheiro. Um carro que vale R$ 20 mil, eles entregam por 2 mil ou 1 mil reais. São os mais procurados, são os carros que mais entram em oficinas, os que mais se trocam peças, os que mais são usados pra isso”, explicou.

Para ele, a questão do assalto a carros está preocupante na capital da Bahia, principalmente em três bairros de Salvador. “Por bairro, as seguradores estão determinando hoje da seguinte forma: 1º Pituba, 2º Imbuí e 3º Itapuã. Se der qualquer bobeira, eles estão levando o carro. Esses são os principais, agora não tirando o “mérito” dos outros. Os outros também não estão perdendo”, destacou. “É uma situação delicada. Há um tempo, se roubava 5 carros por dia, 3 carros por dia… Hoje se rouba 20 carros por dia”, lamentou.

 

Os dados da SSP-BA reforçam a afirmação do consultor, quando ele aponta os três bairros mais perigosos da capital. Isto porque, segundo a Secretaria, a área com o maiores números de assaltos em Salvador é a RISP Atlântico, que compreende os bairros citados. Somente nos quatro primeiros meses do ano, 746 veículos foram roubados ou furtados nesta região.

 

Em junho deste ano, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou uma lista com os dez carros mais roubados em Salvador no primeiro semestre de 2017. As cinco primeiras posições ficaram com carros 1.0. Confira:

 

  1. VW VOLKSWAGEN GOL 1.0 – 98 unidades

 

  1. FIAT PALIO 1.0 – 90 unidades

 

  1. FIAT UNO 1.0 – 88 unidades

 

  1. GM CHEVROLET CELTA 1.0 – 75 unidades

 

  1. GM CHEVROLET CORSA 1.0 – 68 unidades

 

  1. TOYOTA HILUX – 58 unidades

 

  1. TOYOTA COROLLA – 47 unidades

 

  1. HUNDAI HB20 – 45 unidades

 

  1. VW VOLKSWAGEN VOYAGE – 43 unidades

 

  1. FIAT PUNTO – 40 unidades