Data de Hoje
5 October 2024

Salvador aposta no turismo religioso com lançamento de Festa de Santa Dulce dos Pobres

A Prefeitura de Salvador e a Obras Sociais Irmã Dulce fecharam uma parceria e anunciaram, nesta sexta-feira (26), a programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres. Nesse sentido, entre 1° de agosto e 13 de agosto acontecerá o Dia Litúrgico da primeira santa brasileira. O evento engloba o fortalecimento do turismo religioso da capital baiana.

Bnews

Filipe Ribeiro e Pedro Moraes

“É uma oportunidade da gente enaltecer e, poder com isso, atrair milhares de visitantes, que sejam da Bahia e do mundo, que possam vir à nossa cidade para celebrar a primeira santa brasileira. Com isso, a gente está estimulando o turismo religioso, que é mais um vetor dentro dessa área estratégica da nossa cidade importante na geração de emprego e renda que é o turismo”, explicou o prefeito Bruno Reis (União Brasil).

Durante o lançamento, realizado no Santuário Santa Dulce dos Pobres, além do prefeito, a superintendente da Osid, Maria Rita Pontes, também esteve presente. No decorrer do mês de Santa Dulce, uma série de atividades serão realizadas e devem ser anunciadas pela Prefeitura.

Neste ano comemoramos 109 anos de Irmã Dulce é um longo tempo. A vinda dela à terra foi para colaborar com as pessoas pobres, cuidar dos que estavam desamparados. Ela se foi, mas deixou esse legado, e que nós lutamos muito financeiramente para manter a missão: de amar e servir; atender aos mais carentes e pobres. Continuamos sendo uma porta aberta para atender a população”, menciona Teresinha Pacheco, líder do Centro de Geriatria da OSID.

Uma missa também foi realizada como parte das homenagens pelo aniversário natalício de Irmã Dulce. A data também marca o aniversário de fundação da instituição do Anjo Bom do Brasil. Atualmente, a OSID abriga um dos maiores complexos de Saúde do país com atendimento 100% gratuito, bem como acolhe mais de 3 milhões de pessoas por ano.

O diretor de Cultura e Turismo, Gegê Magalhães, detalhou a temática da edição da festa neste ano. Segundo ele, esse é um singular momento de homenagem à Santa Dulce.

 

“Essa festa de Santa Dulce foi feita com muito carinho, que comemora não só os 13 dias da trezena, mas também todo o mês em homenagem a Santa Dulce. O tema escolhido é ‘Santa Dulce: modelo da vida cristã e defensora da nossa vocação à santidade. Serão dias de devoção, uma celebração à quem sempre acolheu a todos”, menciona.

 

A partir do dia 1° de agosto, haverá missas no Santuário, às 7h, 8h30, 12h e 17h. Além disso, no mesmo dia, está programada a inauguração da galeria de Santa Dulce, com 514m² de artes. A galeria deve ficar instalada no muro inteiro do Colégio Polícia Militar (CPM) e das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID)